Contacte-nos: (+351) 266 746 750

XIX Ciclo de Concertos “Música no Inverno” anima Évora nos meses de inverno | 17, 18 e 19 de novembro

XIX Ciclo de Concertos “Música no Inverno” anima Évora nos meses de inverno | 17, 18 e 19 de novembro

12 Novembro, 2023

A Associação “Eborae Mvsica” realiza em Évora, no Convento dos Remédios, Av. S. Sebastião, nos meses de novembro e dezembro, o XIX Ciclo de Concertos “Música no Inverno”. Esta atividade é destinada a enriquecer a oferta cultural da cidade nos meses de inverno. Também tem como objetivo a apresentação de composições dos sécs XX e XXI.

As próximas atuações são as seguintes: no dia 17 de novembro, às 21h30, atua o quinteto de palhetas “Prisma Quintet”, no dia 18 de novembro, às 18h00, Recital de Guitarra por Yuri Marchese, e nodia 19 de novembro, às 18h00, Recital de Violino (Bruno Monteiro) e Piano (João Paulo Santos).

O grupo “Prisma Quintet” foi criado em 2021, e resulta da união de cinco músico que partilham o gosto pela música de câmara. Quinteto de palhetas constituído por instrumentos de sopro da família das madeiras: clarinete soprano, clarinete baixo, fagote, saxofone alto e oboé. Este é um projeto emergente e inovador em Portugal, por se tratar de um quinteto cuja formação, de forma profissional, é única no país. O grupo é composto por: José Magalhães (saxofone), Ana Castro (fagote), Samuel Marques (clarinete-baixo), Sofia Brito (oboé) e Daniela Rodrigues (clarinete).                                                                  

Programa: The Hebrides – Felix Mendelssohn – Arranjo de Jelte Althuis; Waldszenen, Robert Schumann arranjo de Raaf Hekkema; Splinter, Marc Mellits.

Yuri Marchese é Mestre em Música pela Universidade de Aveiro e licenciado em Música pela Universidade Estadual de Londrina. Recebeu vários prémios, destacando-se o 1º lugar no Concurso Internacional de Guitarra de Leiria. Realiza digressões e concertos em Portugal, Espanha e Brasil. Atualmente está no 2º ano do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa, e trabalha como professor de guitarra na Academia de Música da International Sharing School (Oeiras).

Programa: Fernando Sor – Introdução e variações sobre um tema de Mozart Op. 9; Isaac Albeniz – Astúrias; Francisco Tárrega – Capricho Árabe; Heitor Villa-Lobos – Cinco Prelúdios (Prelúdio Nº. 1: Homenagem ao sertanejo brasileiro, Prelúdio Nº. 2: Homenagem ao malandro carioca, Prelúdio Nº. 3: Homenagem à Bach, Prelúdio Nº. 4: Homenagem ao índio brasileiro, Prelúdio Nº. 5: Homenagem à vida social carioca); Yukijiro Yocoh – Variações sobre Sakura (Tema popular japonês); Agustín Barrios – Valsa Op. 8 Nº. 3; Ahmet Kanneci (arranjador) – Aygyz (Peças Anatolianas, compositor anônimo); Dilermando Reis (Arr.) – Lisboa Antiga; Roland Dyens – Tango en Skaï.

Bruno Monteiro (violino) atuou como solista de orquestra e música de câmara por toda a Europa, nos Estados Unidos, no Médio Oriente e na Ásia. Já atuou no Palácio Cibeles, na Casa de América de Madrid, no Centro Cultural de Bucareste, entre outras. Tocou com várias orquestras tais como a English Chamber Orchestra e Orquestra Sinfónica Portuguesa. Estudou na Manhattan School of Music de Nova Iorque.

João Paulo Santos (piano) diplomou-se no Conservatório Nacional de Lisboa e completou os estudos em Paris. Tem trabalhado no Teatro Nacional de São Carlos e Teatro de Ópera de Lisboa, primeiro como maestro principal do Coro, e agora como Diretor de Estudos Musicais e Diretor Musical de Cena. Tem-se distinguido como maestro de ópera, pianista e investigador de repertório menos conhecidos, de compositores portugueses. Dirigiu óperas, de Menotti a Sondheim, e dirigiu estreias portuguesas de obras de Henze, Hindemith e Stravinsky. Foi-lhe atribuído o Prémio Acarte 2000 pela direção de The English Cat de Henze. Apresenta-se como solista e como pianista acompanhador.

Programa: Edward Elgar (1857-1934): Sonata para Violino e Piano em Mi menor Op.82 (Allegro risoluto, Romance: Andante, Allegro non troppo); Claude Debussy (1862-1918): Sonata para Violino e Piano em Sol menor (Allegro vivo; Intermède: fantasque et léger; Finale: Très animé); Maurice Ravel (1875-1937): Tzigane, Rapsodie de Concert para Violino e Piano.

O Ciclo continua no dia 25 de novembro, às 18h00, atuação de Trio com Piano – Luís Rufo (violino), Samuel Santos (violoncelo) e Mauro Dilema (piano); no dia 26 de novembro, às 18h00, Recital de Piano a 4 mãos, pelo “Duo Braganza” – com Patrizia Giliberti e Marius Bartoccini; no dia 1 de dezembro, às 18h00, atuação do “Coro Ricercare”, dirigido pelo Maestro Pedro Teixeira, que interpretará a obra vencedora da 4ª edição do Prémio de Composição “2ª Escola de Évora | Eborae Mvsica”,e entrega do prémio ao vencedor; no dia 9 de dezembro, às 18h00, Recital “Na Rota de Magalhães” – com Carla Caramujo (soprano) e António Carrilho (flautas); O Ciclo de Concertos termina no dia 16 de dezembro, às 18h00, com um concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, direção de Emanuel Vieira, de entrada livre.

Aconselha-se a pré-reserva de bilhetes em eboraemusica@gmail.com . Mais informações em eboraemusica.pt , nas nossas redes sociais, por email eboraemusica@gmail.com ou por telefone 266 746 750 / 965 740 270.

A organização destes concertos está a cargo da Associação Eborae Mvsica, que tem o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, coprodução da Câmara Municipal de Évora, e o apoio do Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e Jornal O Registo.