Contacte-nos: (+351) 266 746 750

Trio com Piano e Piano a 4 Mãos no XIX Ciclo de Concertos “Música no Inverno”

Trio com Piano e Piano a 4 Mãos no XIX Ciclo de Concertos “Música no Inverno”

20 Novembro, 2023

A Associação “Eborae Mvsica” realiza em Évora, no Convento dos Remédios, Av. S. Sebastião, nos meses de novembro e dezembro, o XIX Ciclo de Concertos “Música no Inverno”. Esta atividade é destinada a enriquecer a oferta cultural da cidade nos meses de inverno. Também tem como objetivo a apresentação de composições dos sécs XX e XXI.

No dia 25 de novembro, às 18h00, atua o Trio com Piano, fazem parte deste trio os músicos Luís Rufo (violino), Samuel Santos (Violoncelo) e Mauro Dilema (piano). No dia 26 de novembro, às 18h00, haverá Recital de Piano a 4 Mãos, pelo Duo Braganza, composto por Patrizia Giliberti e Marius Bartoccini.

O “Duo Braganza” atua em Itália e um pouco por todo o mundo, propõe alguns concertos singulares na formação de duo de instrumentos de tecla. Para além de piano a quatro mãos, o duo também se apresenta no Cravo e no Fortepiano, propondo um repertório raramente executado, mas não de menor interesse.

Programa: Franz Peter Schubert: 4 Landler para piano a quatro mãos D 814; Wolfgang Amadeus Mozart: Sonata para piano a quatro mãos KV 381 em ré maior (Allegro, Andante, Allegro molto); Johann August Lust: Sonata para piano a quatro mãos n° I (Allegro, Andante, Minuetto); Sonata para piano a quatro mãos n° III (Allegro comodo; Rondò; Allegro); Robert Alexander Schumann: Bilder aus Osten op 66 para piano de quatro mãos (Lebhaft, Nicht schnell und sehr gesangvoll zu spielen, Nicht schnell, Lebhaft, Reuig andachtig).

Patrizia Giliberti nasceu em Itália. Concluiu o curso superior de Piano e Cravo no Conservatório de Música de Matera. Foi convidada para lecionar Piano no Conservatório de Música da Horta e na escola Community Music Centre de San Francisco. Atua por toda a Europa, quer a solo, quer em formação de duo e trio. Em Portugal apresenta-se em vários festivais de música, como por exemplo, no Eborae Musica e no Teatro Malaposta em Lisboa. É professora de Piano no Conservatório de Música de Matera.

Marius Bartoccini nasceu em Itália. Obteve no Conservatório de Música “J. Tomadini “de Udine a licenciatura em Piano com a nota máxima e louvor, e o Mestrado com louvor. É também formado em Instrumentação para banda. Ganhou o 3º prémio na 1ª edição do “Concurso para Fortepiano da cidade de Albenga”.

O Trio com Piano apresenta um recital de música de câmara onde abordam um repertório relevante da história da música para a formação de trio com piano. O Trio de F. Schubert foi estreado numa sessão privada, em 1828, pelo violinista Ignaz Schuppanzigh, pelo violoncelista Josef Linke e o pianista Carl Maria Bocklet. Esta obra não chegou a ter execução pública durante a vida de Schubert.

Programa: Trio op.1 nº3 de L. V. Beethoven (Allegro con brio, Andante cantabile con Variazioni, Menuetto, Finale); Trio em Sib M op.99 de F. Schubert (Allegro moderado, Andante um poco mosso, Scherzo, Rondo);  “Three funny pieces” de R. Shchedrin; “Conversations”; “Let’s play a opera by Rossini”; “Humoresque.

Luís Rufo iniciou os estudos musicais na Academia de Música Eborense e em Violino na Escola Profissional de Música de Évora. É licenciado em Violino pela Escola Superior de Música de Lisboa. Estudou no Mestrado em Violino na Universidade de Évora, e é profissionalizado para o Ensino de Violino, Viola de Arco e Classe de Conjunto.

Samuel Santos iniciou os estudos musicais de Violoncelo na Escola Profissional de Música de Évora. Estudou na Escola Superior de Música de Lisboa, nas classes de Violoncelo e música de câmara, onde completou o Bacharelato. Ingressou na Licenciatura na Escola Superior de artes Aplicadas de Castelo Branco. Frequentou o Mestrado na Universidade de Évora. Foi distinguido com o Prémio Jovens Músicos 2003, em Música de Câmara, no Nível Superior. Colabora com orquestras portuguesas, tais como, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra Gulbenkian.

Mauro Dilema concluiu o curso superior de Piano com a classificação máxima e o louvor do Conservatório de Música de Matera. Aos 16 anos, foi agraciado com o prémio “Aluno do Ano” no Conservatório de Música de Matera. Ao longo de sua carreira, tem sido laureado em diversos concursos de Piano e música de câmara. Doutorou-se em Música e Musicologia pela Universidade de Évora, Instituto de Investigação e Formação Avançada. É Professor Auxiliar de Música de Câmara na Universidade de Évora. Exerce o cargo de Diretor Executivo do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

Este Ciclo de Concertos continua no dia 1 de dezembro, às 18h00, com a atuação do “Coro Ricercare”, dirigido pelo Maestro Pedro Teixeira, que interpretará a obra vencedora da 4ª edição do Prémio de Composição “2ª Escola de Évora | Eborae Mvsica”,e entrega do prémio ao vencedor; no dia 9 de dezembro, às 18h00, Recital “Na Rota de Magalhães” – com Carla Caramujo (soprano) e António Carrilho (flautas); O Ciclo de Concertos termina no dia 16 de dezembro, às 18h00, com um Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, com direção de Emanuel Vieira, de entrada livre.

Aconselha-se a pré-reserva de bilhetes. Mais informações em eboraemusica@gmail , eboraemusica.pt , nas nossas redes sociais, e por telefone 266 746 750 / 965 740 270.

A organização destes concertos está a cargo da Associação Eborae Mvsica, que tem o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, coprodução da Câmara Municipal de Évora, e o apoio do Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e Jornal O Registo.