Contacte-nos: (+351) 266 746 750

Concertos | VI Festival Internacional de Percussão de Évora | 3, 4 e 5 de novembro

Concertos | VI Festival Internacional de Percussão de Évora | 3, 4 e 5 de novembro

26 Outubro, 2023

A Associação e o Conservatório Regional de Évora “Eborae Mvsica” promovem nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2023 o VI Festival Internacional de Percussão de Évora, com a direção artística de Vasco Ramalho, no Convento dos Remédios, Avenida de S. Sebastião, em Évora.

Durante o Festival terão lugar os seguintes concertos abertos à população em geral: no dia 3 de novembro, às 21h30, terá lugar o Concerto de Abertura como Duo |klang.data|, composto por Bernardo Cruz e Paulo Amendoeira, & Ensemble de Percussão Eborae, constituído por atuais e antigos alunos da classe de percussão do Conservatório Regional de Évora “Eborae Mvsica”. No dia 4 de novembro, às 21h30, atua Carlos Piñana Duo, composto por Carlos Piñana e Miguel Ángel Orengo. No dia 5 de novembro, às 18h00, haverá o Concerto de Encerramento com todos os participantes e entrega de certificados de participação. Para este último concerto a entrada é livre.

Programas: dia 3, às 21h30 – I parte: música improvisada e explicação do processo criativo; II parte: Catching Shadows – Ivan Trevino, Suite for solo drum set and percussion Ensemble – David Mancini, Drum Fire I – Kevin Tuck;

|Kland.data| – Duo especialista em música improvisada e experimental, noise, o cinema, a música eletrónica de compositores como Iannis Xenakis e Karlheinz Stockhausen ou a música de Radiohead e Supersilent.

Bernardo Cruz – Estuda atualmente na Universidade do Minho, no Centro para Pesquisa, Difusão e Desenvolvimento da Percussão. Trabalha com agrupamentos como: CLAMAT- Coletivo Variável, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Grupo de Percussão da Universidade do Minho. Obteve o 1° Prémio no Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea em 2021, e  o 2° lugar no Concurso Solistas Online, em 2020.

Paulo Amendoeira – estuda atualmente na Escola Superior de Música de Lisboa. Foi membro da Academia do Sond’Ar-Te Electric Ensemble, do Master Course epochef, trabalhando com membros do Ensemble Modern e desenvolveu concertos de performance multidisciplinar para crianças no CCB/Fábrica das Artes e Sete Lágrimas. É membro do Capdeville Ensemble, do Ulysses Percussion Ensemble 2022 e colabora com as Percussões da Metropolitana e o MerakTrio.

Programas: dia 4, às 21h30 – A tu vera; Templanza; Cairo; Triana; Juguetillos; Esencia flamenca; A tiempo de fuego.  As obras são da autoria de Carlos Piñana.

Carlos Piñana, estudou guitarra clássica e guitarra flamenca no Conservatório Superior de Música de Múrcia e tem um Mestrado em Investigação Musical da Universidade de Múrcia. Recebeu inúmeros prémios tais como: 1º prémio e “Bordón Minero” no Festival Internacional dos Cantes Mineros; prémio nacional de Guitarra de Concerto Ramon Montoya no Festival de Arte Flamenco de Córdoba; 1º prémio Sabicas no Festival Nacional de Jovens Flamencos de Calasparra, prémio importante concedido pelo jornal La Opinión de Múrcia, entre outros.

Miguel Ángel Orengo percussionista especializado em bateria e percussão. Iniciou os seus estudos em percussão clássica no Conservatório Superior de Música de Múrcia, onde obteve as notas mais altas e o Prémio Especial em percussão sinfónica. Foi premiado na 1ª Competição Eurodrummer e recebeu o prémio de melhor acompanhamento instrumental no Concurso Nacional de Cantautores Ciudad de Elche.

Aconselhamos a pré-reserva de bilhetes em eboraemusica@gmail.com .

A organização deste concerto está a cargo da Associação Eborae Mvsica, que tem o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, coprodução da Câmara Municipal de Évora, e o apoio do Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa, O Registo, Universidade de Évora, Adams e Percustudio.