Contacte-nos: (+351) 266 746 750

XXIV Ciclo de Concertos “Música e Outras Artes nos Claustros” | “Terrae Iberae” e “Ensemble D. João V” animam as noites do próximo fim-de-semana

XXIV Ciclo de Concertos “Música e Outras Artes nos Claustros” | “Terrae Iberae” e “Ensemble D. João V” animam as noites do próximo fim-de-semana

17 Julho, 2023

A Associação Eborae Mvsica realiza no mês de julho, o XXIV Ciclo de Concertos “Música e outras Artes nos Claustros”. Atividade marcada pela originalidade, articulando a música com diferentes formas de expressão artística. A Organização está a cargo da Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes.

No final da semana será possível assistir a dois concertos: dia 21 de julho, às 21h30,  “Terrae Iberae” – Joana Godinho (mezzo-soprano) e Henrique Pastor Moralles (citola, vihuela, guitarra barroca) e nodia 23 de julho, às 21h30, atua o “Ensemble D. João V” – Sandra Medeiros (soprano), Tera Shimizu (violino I), Miguel Simões (violino II), Álvaro Pinto (viola), Duncan Fox (violone), Cândida Matos (cravo).

“Terrae Iberae” é um grupo Luso-Espanhol especializado em interpretação historicamente fundamentada, de música antiga, para repertório vocal e cordofones históricos. A voz da mezzo-soprano Joana Godinho é acompanhada pelos cordofones históricos, tocados por Enrique Pastor Morales. Ambos os músicos se têm dedicado à especialização da interpretação de música antiga, desde a época medieval ao Renascimento e Barroco. “De Amor y Desdén”, é um recital que leva ao público uma viagem através da música medieval, renascentista e barroca, de compositores ibéricos.

              O “Ensemble D. João V” foi formado como resultado do trabalho em grupo realizado pelos seus membros durante o Curso Internacional de Música Antiga, no Convento de Cristo em Tomar, em 2007, organizado pela Academia de Música Antiga de Lisboa. O Ensemble é constituído por um grupo de músicos com larga experiência que se dedica a interpretar e a divulgar a música do Período Barroco utilizando instrumentos de época. Com a particular preocupação em divulgar a música barroca portuguesa inclui também no seu repertório compositores tais como João Avondano, Carlos Seixas, António Teixeira, Francisco António de Almeida, entre outros.

                O Ciclo de Concertos continua com os seguintes concertos: dia 29 de julho, às 21h30, será o Recital de Canto e Piano, com Mar Móran (vencedora do Prémio José Augusto Alegria em 2022) acompanhada por Aurelio Viribay (piano), no dia 31 de julho, às 21h30, atua o “Ensemble Alorna” – Tera Shimizu (direção e violino I), Miguel Simões (violino II), Helena Raposo (teorba), Jorge Teixeira (viola de arco), Raquel Reis (violoncelo), Manuel Rego (contrabaixo) e Cândida Matos (cravo) e Catarina Costa e Silva (bailarina).

Para mais informações, ou para reserva antecipada de bilhetes, deverá contactar-nos através do telefone, 266 746 750, ou através do email eboraemusica@gmail.com .

Este concerto tem a coprodução da Câmara Municipal de Évora, e o apoio de Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana, A Defesa e O Registo.