Contacte-nos: (+351) 266 746 750

XXI Ciclo de Concertos “Música no Inverno” | Um fim-de-semana, dois recitais

XXI Ciclo de Concertos “Música no Inverno” | Um fim-de-semana, dois recitais

29 Outubro, 2025

A Associação Eborae Mvsica realiza, nos meses de novembro e de dezembro, o XXI Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, no Convento dos Remédios, Av. de S. Sebastião, em Évora. Bruno Monteiro e João Paulo Santos abrem este ciclo de concertos com um recital de violino e piano, no dia 1 de novembro, às 18h00. No dia 2 de novembro, às 18h00, Artur Pizarro apresenta-se num recital de piano intitulado “O Piano Latino”.

Bruno Monteiro (violino) atuou como solista de orquestra e música de câmara por toda a Europa, nos Estados Unidos, no Médio Oriente e na Ásia. Já atuou no Palácio Cibeles, na Casa de América de Madrid, no Centro Cultural de Bucareste, entre outras. Tocou com várias orquestras tais como a English Chamber Orchestra e Orquestra Sinfónica Portuguesa. Estudou na Manhattan School of Music de Nova Iorque.

João Paulo Santos (piano) diplomou-se no Conservatório Nacional de Lisboa e completou os estudos em Paris. Trabalha no Teatro Nacional de São Carlos e Teatro de Ópera de Lisboa, primeiro como maestro principal do Coro, e agora como Diretor de Estudos Musicais e Diretor Musical de Cena. Tem-se distinguido como maestro de ópera, pianista e investigador de repertório menos conhecidos, de compositores portugueses. Dirigiu óperas, de Menotti a Sondheim, e dirigiu estreias portuguesas de obras de Henze, Hindemith e Stravinsky. Foi-lhe atribuído o Prémio Acarte 2000 pela direção de The English Cat de Henze. Apresenta-se como solista e como pianista acompanhador.

Programa: Leoš Janáček (1854-1928) – Sonata para Violino e Piano (Con moto; Ballada; Allegretto; Adagio); Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893) – Souvenir d’un lieu cher Op.42 (Méditation; Scherzo; Mélodie); Ernst von Dohnányi (1877-1969) – Sonata para Violino e Piano em Dó Sustenido menor Op.21 – primeira audição nacional)(Allegro appassionato; Allegro ma con tenerezza; Vivace assai); Camille Saint-Saëns (1835-1921) – Introdução e Rondó Caprichoso Op.28

Artur Pizarro apresentou-se em público pela primeira vez aos três anos. É detentor de três primeiros prémios de concursos internacionais, tais como o Concurso Vianna da Motta, o Greater Palm Beach Invitational Piano Competition e o Leeds International Piano Competition. Atua em recitais a solo, em duo de piano e em concertos de musica de câmara. Apresenta-se com as mais prestigiadas orquestras por todo o mundo, dirigido por maestros como Sir Simon Rattle, Philippe Entremont, Yan Pascal Tortelier, Sir Andrew Davis, Yuri Temirkanov, Vladimir Fedoseev, entre muitos outros. Foi também galardoado na sua terra natal com o Premio Bordalo, o Premio SPA, a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Funchal e a Medalha de Mérito Cultural de Portugal.

Programa: “O Piano Latino” – Ricardo Castro (México) – Près du Ruisseau Op.16 (dedicado à pianista Venezuelana Teresa Carreño); António Fragoso (Portugal) – Nocturno em ré bemol maior; Carlos Guastavino (Argentina) – Sonatina em sol menor (Allegretto; Lento muy expressivo;  Presto); Ernesto Halffter (Espanha) – 3 danças do Bailado “Sonatina” ( Danza de la Pastora; Las Donzelas; Danza de la Gitana); Heitor Villa-Lobos (Brasil) – 5 Prelúdios para guitarra – transcrição para piano por José Vieira Brandão (Andantino espresivo; Andantino; Andante; Lent – Animato; Poco Animato (Grandioso); Roque Cordero (Panamá) – Sonatina Rítmica (Presto con fúria; Adagietto; Allegro Deciso); Joaquín Nin (Cuba) – Danza Ibérica;

Aconselhamos a pré-reserva de bilhetes em eboraemusica@gmail.com . Mais informações em eboraemusica.pt ,  ou por telefone 266 746 750 / 965 740 270.

A organização dos eventos está a cargo da Associação Eborae Mvsica, apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, coprodução da Câmara Municipal de Évora, e o apoio do Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa, Jornal O Registo e Moov Hotel.