A Associação Eborae Mvsica realiza, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, em Novembro e Dezembro, o XVII Ciclo de Concertos “Música no Inverno” uma atividade destinada a enriquecer a oferta cultural da cidade nos meses de inverno.
O ciclo inicia-se dia 13 de novembro às 18h00 com o Recital de Piano por Taíssa Poliakova.
Programa : Heitor Villa-Lobos (1887-1959) – Cinco Prelúdios (para guitarra*)
*arranjos para piano de José Vieira Brandão; Sergei Rachmaninoff (1873-1943)Variações sobre um tema de Corelli : Tema – Andante, Variação 1 – Poco piú mosso, Variação 2 – L’istesso tempo,Variação 3 – Tempo di Minuetto,Variação 4 – Andante,Variação 5 – Allegro (ma non tanto), Variação 6 – L’istesso tempo,Variação 7 – Vivace, Variação 8 – Adagio misterioso, Variação 9 – Un poco piú mosso, Variação 10 – Allegro scherzando, Variação 11 – Allegro vivace, Variação 12 – L’istesso tempo, Variação 13 – Agitato, Intermezzo, Variação 14 – Andante (come prima), Variação 15 – L’istesso tempo, Variação 16 – Allegro vivace, Variação 17 – Meno mosso, Variação 18 – Allegro con brio, Variação 19 – Piú mosso, Agitato, Variação 20 – Piú mosso, Coda – Andante; Fernando Lopes-Graça (1906-1994) – Três Epitáfios: Para um Céptico, Para uma Donzela, Para o Autor; César Guerra-Peixe (1914-1993) – Sonata No. 2 :I Vivace, II. Largo, III. Allegro
Taíssa Poliakova – Obteve a licenciatura cum Laude no Conservatório Superior de Música de Castilla y León (Salamanca, 2013), realizou o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro, em Portugal sob orientação do Professor Fausto Neves, tendo recebido, após a sua conclusão, o prémio de Melhor Aluna do Mestrado em Música desse ano (2017). Estudou ainda, em regime particular,com a renomada professora, da Juilliard School de Nova Iorque, Oxana Yablonskaya,entre 2012 e 2017. Realizou apresentações pelo continente europeu com recitais solistas e em duo com a violinista portuguesa Matilde Loureiro. Juntas conquistaram o Primeiro Prémio em Música de Câmara no Concurso “Prémio Jovens Músicos” (Lisboa, 2008) e uma Menção de Honra no Concurso “Concertino Praha” (República Checa, 2009). Laureada também em vários concursos de piano. Apresentou-se com a Orquestra Sinfónica de Kiev no 3º Festival de Música “Dinastia” em Kiev, Ucrânia (2014), o que lhe valeu um prémio Vox Populi por votação do público. Exerceu funções de Pianista Acompanhadora na Universidade de Aveiro, onde, de 2014 a 2017 , como Professora de Piano e Pianista Acompanhadora na Escola de Música do Colégio Moderno, em Lisboa (2019-20) e como Pianista Acompanhadora no Instituto Politécnico de Castelo Branco (2020-atual.).Mais recentemente, ingressou em 2021 no Doutoramento em Música e Musicologia na Universidade de Évora. Participou em vários festivais, nacionais e internacionais, destacando-se o 1º Festival Internacional de Piano de Amarante (2015) e o Encontro EPTA de Pianistas e Professores de Piano de Portugal (2017). Viveu durante dois anos no Brasil (2017-2019), onde se apresentou a solo, como artista de música de câmara e solista com orquestras (com o Maestro Alessandro Sangiorgi e a Orquestra Sinfónica da Universidade Estadual de Londrina, em 2018) em diversas cidades do país.
O ciclo prossegue, sempre às 18h00, no dia 14 Recital de Canto e Piano com Sandra Medeiros (soprano) e Francisco Sassetti (piano), dia 20 com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras sob a direção de Nicolay Lalov, dia 21 Recital de Piano a 4 Mãos com Duarte Pereira Martins e Philippe Marques do MPMP, dia 27 Recital de Piano por Pedro Burmester, dia 1 de dezembro Coro Ricercare, direção de Pedro Teixeira durante o qual será apresentada a obra vencedora da edição deste ano do Concurso de Composição “2ª Escola de Évora|Eborae Mvsica” e entregue o prémio ao vencedor; Dia 4 – Trio Piazzolla Lisboa: António Carrilho – Flautas, Catherine Strynckx – Violonceloe Helena Vasques – Piano; dia 5 Quinteto de Cordas constituído por: Susana Nogueira e Luís Rufo – Violinos, Bruno Correia – Viola d’Arco, Samuel Santos – Violoncelo, Hugo Monteiro – Contrabaixo e terminará no dia 12 com o Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, dirigido pelo Maestro Emanuel Vieira.
É aconselhável reserva prévia de bilhetes através de eboraemusica@gmail.com
É obrigatório o uso de máscara A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2, MPMP e Rádio Diana.