O Ciclo de Concertos “Musicando – Animação de Sítios Históricos Classificados” volta a realizar-se este ano, abrangendo os Concelhos de Évora, Arraiolos e Mora.
Trata-se de um programa de Animação de Sítios Históricos Classificados valorizando simultaneamente o património material e imaterial. Pretende-se manter um circuito que leve com regularidade atividades musicais e culturais a estes locais aumentando os fluxos turísticos e a sua fruição cultural em articulação com uma oferta de animação artística. A criação de novos públicos para a música a partir de ações de descentralização que conjuguem a sensibilidade das Câmaras Municipais/Juntas de Freguesia com repertórios adequados aos espaços e gostos musicais. Integram estes programas intérpretes nacionais e da região oferecendo a música coral, a música de câmara, o acordeão, e os instrumentos de sopro e cordas, num leque que percorre os vários períodos e as várias estéticas musicais. O ciclo irá decorrer durante os meses de junho, julho e agostocom concertos quase sempre às 21h00.
Programa:
Em Arraiolos dia 20 de julho- às 18h00 – Coro Polifónico “Eborae Mvsica” sob a direção de Emanuel Vieira na Igreja da Misericórdia;
Em Mora dia 26 de julho – às 21h00 Projeto Rouge – Gonçalo Pescada -Acordeão, Mário Marques – Saxofone e Fábio Henriques e Rita Ramires – Bailarinos, na Casa da Cultura.
Em Évora, na Freguesia Nossa Senhora de Machede – dia 14 de julho às 21h00 – Duo de Guitarras – João Macedo e José Farinha, no Largo Sebastião José Perdigão;
Na Freguesia de S. Miguel de Machede – dia 22 de junho às21h00 – Trio de Madeiras – Guilherme Rebocho – Flauta Transversal, Artur Rouquina – Oboé, Diogo Pardal – Clarinete, na Praça da República;
Na Freguesia de S. Manços – dia 28 de junho às 21h00 – Trio de Madeiras – Guilherme Rebocho – Flauta Transversal, Artur Rouquina – Oboé, Diogo Pardal – Clarinete, no Largo 25 de Abril;
Na Freguesia de Azaruja – dia 2 de agosto às 21h00 – Projeto Rouge – Gonçalo Pescada -Acordeão, Mário Marques – Saxofone e Fábio Henriques e Rita Ramires – Bailarinos, na Praça Morgado Torres (Jardim Público)
A Associação Eborae Mvsica é uma Estrutura financiada pelo Ministério da Cultura, Direção Geral das Artes. O Ciclo é promovido em articulação com as Câmaras de Arraiolos, Mora e Évora- Juntas de Freguesia de S. Manços, Junta de Freguesia de Nª Senhora de Machede e Junta de freguesia de S. Miguel de Machede,e Junta de Freguesia de Azaruja e tem o apoio do Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana.