Contacte-nos: (+351) 266 746 750

VII Ciclo de Concertos “Musicando” animou concelhos do distrito

VII Ciclo de Concertos “Musicando” animou concelhos do distrito

31 Agosto, 2021

O Ciclo de Concertos “Musicando – Animação de Sítios Históricos Classificados” voltou a realizar-se este ano, abrangendo os Concelhos de Évora, Arraiolos e Mora.

Tratou-se de um programa de Animação de Sítios Históricos Classificados valorizando simultaneamente o património material e imaterial. Pretendeu-se manter um circuito que levasse com regularidade atividades musicais e culturais a estes locais aumentando os fluxos turísticos e a sua fruição cultural em articulação com uma oferta de animação artística. A criação de novos públicos para a música a partir de ações de descentralização que conjugaram a sensibilidade das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia com repertórios adequados aos espaços e gostos musicais. Integraram estes programas intérpretes nacionais e da região oferecendo a música coral, a música de câmara, o acordeão, o dixie e os instrumentos de sopro, num leque que percorreu os vários períodos e as várias estéticas musicais. O ciclo decorreu no mês de Julho

Em Arraiolos os três Concertos previstos não se realizaram devido à pandemia.

Realizaram-se os seguintes Concertos:

Em Évora –Graça do Divor  – Trio de Sopros ( Mariana Moreira-flauta, Sofia Florença-oboé e Mário Vinagre – clarinete) , no Largo 25 de Abril ;   Seven Dixie (Nuno Lopes-trombone, Patricia Camelo-clarinete, João Carlos Araújo –trompete, Sérgio Galante –banjo, Mário Lopes –bateria, André Domingos –piano, João Rasteiro –tuba) no Largo 25 de Abril. Em Mora – Seven Dixie (Nuno Lopes-tombone, Patricia Camelo-clarinete, João Carlos Araújo –trompete, Sérgio Galante –banjo, Mário Lopes –bateria, André Domingos –piano, João Rasteiro –tuba),  Coro Polifónico “Eborae Mvsica” , direção de Eduardo Martins; Duo de Acordeão e Fagote com Bailarinos (Gonçalo Pescada – acordeão, Eduardo Sirtori-fagote, Rita Ramires e Fábio Henriques –bailarinos); estes concertos terão lugar no Museu Interativo do Megalitismo, no Largo da Estação. O interesse que o Ciclo teve permitiu a realização de mais quatro concertos nas freguesias de Mora ( Brotas, Malarranha, Pavia e Cabeção) por iniciativa da Câmara Municipal.

A Associação Eborae Mvsica é uma Estrutura financiada pelo Ministério da Cultura, Direcção Geral das Artes e Direcção Regional da Cultura do Alentejo. O Ciclo é promovido em articulação com as Câmaras e Juntas de Freguesia de Arraiolos, Mora e Junta de Freguesia da Graça do Divor (Évora) e tem o Apoio da Câmara Municipal de Évora,  Antena 2, Rádio Diana e Diário do Sul.