O Conservatório Regional de Évora/Associação Musical “Eborae Mvsica” promovem a XXV Semana da Porta Aberta, entre 2 e 8 de maio de 2022. As portas estão abertas para quem queira visitar as instalações, assistir às aulas e a todas as outras atividades ao longo desta semana.
No dia 2 de maio às 18h30 terá lugar um recital comentado de canto e piano, sobre o género Lie/Art Song/ Canção assente numa perspetiva de formação didática. O cantor será o barítono Filippo Turkheimer e ao piano estará Ana Filipa Luz.
Programa: 9 lieder und Gesang op. 32 de Joahnnes Brahms e Songs of Travel de R. Vaughn Williams
Filippo Turkheimer (n. 1998), barítono anglo-italiano, é licenciado e mestre em Música pela Universidade de Oxford, onde obteve uma bolsa de mérito. Atualmente, estuda com Christoph Strehl na prestigiada Universidade Mozarteum, em Salzburgo. Estudou canto com Robert Dean e participou em masterclasses com diversos artistas; atuou em mais de 70 récitas na Royal Opera House de Londres. Apresentou-se, ainda, com vários agrupamentos e orquestras. Foi, ainda, solista em várias obras. A sua estreia internacional como recitalista ocorreu no Festival Schleswig-Holstein em Lübeck, na Alemanha, tendo já atuado em locais como New College Chapel e Holywell Music Room, a mais antiga sala de concertos na Europa. Projetos futuros incluem Messiah (G. F. Haendel), no Auditório Nacional de Madrid, com o agrupamento Instruments of Time and Truth (dir. Edward Higginbottom), Così Fan Tutte (W. A. Mozart), durante a Mozartwoche em Salzburgo, com o Salzburg Bachchor e a Cappella Andrea Barca (dir. Sir András Schiff), e Ein deutsches Requiem (J. Brahms).
Ana Filipa Luz, pianista portuguesa, iniciou o estudo do piano aos 11 anos de idade. Ao longo dos anos, tem vindo a aperfeiçoar-se musicalmente com artistas como Ana Telles-Béreau, Elizabeth Allen, Pedro Burmester, Alexei Eremine, Sara Davis Buechner, Pascal Moraguès, Hubert Mayer, Ugo Mahieux, Kyoko Hashimoto e Paul Wakabayashi, entre outros. Licenciada em Performance de Piano pela Universidade de Évora, realizou o Mestrado e uma Pós-Graduação em Ensino de Piano na mesma instituição. O seu interesse na área do acompanhamento vocal tem determinado o seu percurso profissional. Atualmente, aperfeiçoa-se em correpetição de ópera com Katia Borissova (Mozarteum, Salzburgo) e Vlad Iftinca (The Metropolitan Opera). Tocou em masterclasses de artistas aclamados. Recentemente, foi convidada a integrar o corpo docente de Festivais. Tem colaborado com várias orquestras e coros nacionais, sob a batuta de vários maestros, como correpetidora ou na realização de baixo contínuo. Apresenta-se frequentemente em público e em contextos formativos, como pianista colaboradora e correpetidora, com cantores nacionais e estrangeiros. Além da atividade como intérprete, leciona no Conservatório Regional de Évora Eborae Musica e na Universidade de Évora. Projetos futuros incluem o Festival Setúbal Cantofest (2022) e masterclasses de canto, Lied e encenação em ópera, na Áustria.
No dia 3, às 18h30 terá lugar uma Aula Aberta de Orquestra de Sopros, direção de Artur Barroso.
Os seguintes concertos e Aulas Abertas realizar-se-ão no Convento dos Remédios, na sede do Conservatório e Associação, nas seguintes datas:
- Dia 4, às 18h30 – Concerto e Aula Aberta de Coro II , direção de Octávio Martins;
- Dia 4 , às 21h30 – “Gala de Ópera” – Alunas da Escola Superior de Música de Lisboa e Francisco Sassetti ao piano.
- Dia 5, às 18h30 – Concerto e Aula Aberta pelo Ensemble de Guitarras, direção de João Macedo;
- Dia 6, às 10h00 e às 11h00 – Concertos Pedagógicos de Piano (para Pré Escolar e 1º ciclo) dinamizados por Margarida Prates; (sujeitos a marcação prévia).
- Dia 6, às 18h30 – Concerto de Música de Câmara de Cordas – orientação de Luís Rufo;
- Dia 8, às 19h00 – Concerto pelo Coro Amadeus Infanto-Juvenil de Badajoz;
A Entrada é livre em todas as atividades mas aconselha-se a reserva prévia; para mais informações contactar através do email eboraemusica@gmail.com ou para 266746750 ou 965740270. A XXV Semana da Porta Aberta é organizada pelo Conservatório Regional de Évora/Associação Musical “Eborae Mvsica”, estrutura financiada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Cultura – DGArtes, e conta com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Évora, CENDREV, Diário do Sul, Rádio Diana, Antena2, A Defesa, Registo.