Contacte-nos: (+351) 266 746 750

Joana Godinho

Joana Godinho iniciou os seus estudos musicais com a professora Cândida Matos. Estudou Canto na Academia de Música Eborense, com a professora Joana Levy, tendo também trabalhado com Maria Repas Gonçalves. Em simultâneo fez o curso de Violoncelo na Escola Profissional de Música de Évora onde foi aluna de Ana Paula Góis e Viktoria Chichikova. Fez o exame de Ensemble Advanced pela ABRSM (Associate Board of The Royal School Of Music), tendo obtido as mais altas referências e classificação como intérprete de música de Câmara.

É licenciada e profissionalizada em canto e classe de conjunto pela Universidade de Évora onde estudou sob a orientação da professora Liliane Bizineche. Frequentou cursos de aperfeiçoamento e Masterclasses de canto e coro em Espanha, Portugal, Itália e Inglaterra, onde estudou com Claudine Ansermet; Emma Kirkby, Andrew Griffiths (Stile Antico), William Lyons e Peter Oswald (Shakespeare’s Globe Theatre), Merit Ariane Stefanos; Maria Jonas e Carles Magraner, entre outros. Dedica-se principalmente ao repertório de câmara e música antiga e integra diferentes grupos, onde interpreta um vasto repertório até ao séc. XX. Colabora como solista com diferentes formações orquestrais e apresenta-se regularmente em concertos por todo o país, tendo também atuado em Espanha, Itália, Malta, Inglaterra e Geórgia. Interpretou o papel de Bastien, na ópera “Bastien und Bastienne” de Mozart sob a direção do maestro Max Rabinovitch, e o papel de Dido na ópera “Dido and Aeneas” de Purcell, dirigido pelo maestro Adrian Van Der Spoel. Integra o projeto de música medieval “Rota do Peregrino”, realizado em Ponte de Lima e dirigido por Mauricio Molina. Para além do repertório lírico também colabora com diferentes projetos no âmbito da música tradicional, assim como outros projetos artísticos de performance.

Tem uma longa experiência em pedagogia do canto, orienta e dirige regularmente workshops e masterclasses de técnica e saúde vocal e projetos artístico-pedagógicos para crianças, jovens e adultos. Foi professora de Canto e dirigiu a Classe de Ópera na Academia de Música de Lagos, foi ainda Diretora Pedagógica tendo a seu cargo vários projetos no âmbito escolar e artístico. Atualmente é docente de canto e classe de conjunto no Conservatório Regional de Évora – Eborae Musica, Academia de Música de Elvas e na Escola Artistas de Minerva em Loulé.  

Perfil

  • Nome Joana Godinho
  • Departamento Departamento de Canto, Línguas e Classe de Conjunto
  • Instrumentos Canto e Conjuntos Vocais
  • Website