Contacte-nos: (+351) 266 746 750

Lançamento do álbum “Flauta XXI” | 6 de abril às 21h30 | Ana Filipa Luz e João Vidinha

Lançamento do álbum “Flauta XXI” | 6 de abril às 21h30 | Ana Filipa Luz e João Vidinha

30 Março, 2023

João Vidinha e Ana Filipa Luz vão lançar o álbum “Flauta XXI”. No dia 6 de abril atuam às 21h30, no Convento dos Remédios, em Évora. A Organização deste concerto está a cargo da Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes.

João Vidinha começou a tocar flauta na Fundação Musical dos Amigos das Crianças com Anthony Pringsheim. Continuou os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa. Após aulas privadas com Katharine Rawdon, foi estudar para o Conservatorium van Amsterdam, com Marieke Schneemann, onde concluiu o Mestrado em Música. Em 2016, finalizou o Mestrado em Ensino da Música na ESML. Tornou-se um experiente executante em orquestra: RBO Sinfonia, Amsterdam Symphony Orchestra, CvA-Symphony Orchestra, VU-Orchestra, LSKO Collegium Musicum, Orquestra Sinfónica Portuguesa, O.C.C.O., Orquestra Sinfónica Juvenil – Portugal e música de câmara. Iniciou a Editora internacional Scherzo Editions em 2012 e a Arpejo Editora em 2019. Gravou o seu primeiro álbum em 2018, com o título “Fricções”, de música para flauta solo e com eletrónica. É professor de flauta na Escola de Artes do Alentejo Litoral.

Ana Filipa Luz começou os seus estudos pianísticos em 1999. Aperfeiçoou-se com músicos e professores reconhecidos como Ana Telles-Béreau, Pedro Burmester, Elizabeth Allen, Alexei Eremine, Paul Wakabayashi, Sara Davis Buechner, Pascal Moraguès, Kyoko Hashimoto, Vlad Iftinca, Hugo Mayeux, Katia Borissova, Hubert Meyer, Kenneth Weiss, entre outros. É Mestre em Ensino de Música – Piano pela Universidade de Évora. É ainda pós-graduada na área da pedagogia pianística pela mesma instituição. Foi galardoada com o 2º Prémio na categoria de Música de Câmara na primeira edição do festival “Verão Clássico” e atuou em diversas ocasiões para a RTP/Antena2. Apresenta-se com frequência como pianista acompanhadora e continuista, destacando-se a sua intervenção nas óperas “Giulio Cesare in Egitto” (Haendel), “Dido e Eneias” (Purcell), “Così fan tutte” (Mozart), “Bastien und Bastienne” (Mozart), o festival coral “VOCALIZZE”, o curso de ópera “Setúbal CantoFest”, apresentações com várias orquestras nacionais, participação na gravação de um CD dedicado a Gustavo Romanoff Salvini, acompanhamento de recitais líricos e instrumentais, masterclasses, concursos, workshops, entre outros. Lecionou no Conservatório Regional do Baixo Alentejo e no Conservatório de Ourém e Fátima. Leciona no Conservatório Regional de Évora “Eborae Mvsica” e também na Universidade de Évora, na qualidade de pianista acompanhadora.

Programa: F.A.C.E.  – Eduarda Ferreira; GL66, 5 Bagatelas: Bagatela nº1, 2 e 3 – Gonçalo Lourenço; Indizí vel – Paulo Bastos; Suite de Danças – Sérgio Azevedo; Suite Inutile: 5. Pavane, 6. Scarlattiana – Sérgio Azevedo; Tambourin – Sérgio Azevedo; Estudo nº8, Op.33/I para flauta – Ernesto Köhler; Estudo nº7, Op.33/II para flauta – Ernesto Köhler; 1., 2., 3. (36 semanas 36 estudos) – Paulo Bastos;

Este concerto tem o apoio da Câmara Municipal de Évora, Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana, A Defesa e O Registo.