Contacte-nos: (+351) 266 746 750

Grupo Vocal Olisipo – Concerto “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora”

Grupo Vocal Olisipo – Concerto “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora”

15 Setembro, 2021

A Associação Eborae Mvsica promove em Setembro , devido ao adiamento por causa da pandemia, o XIX Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora” nos dias 18 e 25 de setembro e 1 de outubro, pelas 18h30 na Sé de Évora.

O Ciclo inicia-se dia 18 de setembro, às 18h30 , na Sé de Évora, com o Grupo Vocal Olisipo, dirigido por Armando Possante, com o seguinte programa: Estêvão Lopes Morago (c.1575-c.1630): Erumpant montes. In Adventu, Montes Israel. In Adventu, Laetentur caeli. In Adventu; Manuel Mendes (c.1547-1605): Alleluia; Duarte Lobo (c.1566-1646) : Magnificat Primi Toni; Afonso Lobo (fl.1770-1790): Missa Dominicalis. pro Adventus & Quadragesimae (*) – Kyrie, Sanctus, Agnus Dei; Manuel Rebelo (c.1575-1647) : Regina Caeli (*) ; Francisco Martins (c.1622-1680) : Plange quase virgo; Afonso Lobo: Ductus est Jesus. Dom. 1ª in Quadragesimae,Assumpsit Jesus. Dom. 2ª in Quadragesimae, Erat Jesus ejiciens. Dom. 3ª in Quadragesimae, Cum sublevasset. Dom. 4ª in Quadragesimae, Dicebat Jesus. Dom. Passionis (*); Miguel Anjo do Amaral († 1826): Erat Jesus ejiciens. Dom. 3ª in Quadragesimae, Dicebat Jesus. Dom. Passionis; Manuel Cardoso (1566-1650)- Mulier quae erat. In Quadragesimae.

(*) Obras em primeira audição moderna

Grupo Vocal Olisipo – foi fundado em 1988, tendo sido desde então dirigido por Armando Possante. O seu repertório é vasto e eclético, abrangendo obras do período medieval aos dias de hoje. Tem colaborado frequentemente com compositores, tendo apresentado em primeira audição obras de vários compositores. Trabalhou com dois dos mais prestigiados ensembles mundiais da atualidade – “Hilliard Ensemble” e “The King’s Singers” e também interpretação de ópera barroca com Jill Feldman. Conquistou já diversos prémios em concursos em Portugal e no estrangeiro. Efetuou inúmeras atuações por todo o país e estrangeiro. Gravou vários cd’s o último dos quais foi “Herança”, dedicado a compositores da Escola de Música da Sé de Évora  É constituído por Elsa Cortez – Soprano, Maria Luísa Tavares – Meio-soprano, Lucinda Gerhardt – Meio-Soprano, Carlos Monteiro – Tenor, Armando Possante – Barítono e Direcção Musical.

Armando Possante – Fez os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola Superior de Música de Lisboa, onde concluiu os Cursos Superiores de Direcção Coral,  Canto Gregoriano, e Canto. Foi-lhe atribuído o Título de Especialista em Canto pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Estudou Canto em Viena com a Professora Hilde Zadek e frequentou masterclasses com os professores Christianne Eda-Pierre, Christoph Prégardien, Siegfried Jerusalem e Jill Feldman. Aperfeiçoou os seus estudos de Canto Gregoriano em Itália com os professores Nino Albarosa, Johannes Göschl, Alberto Turco e Luigi Agustoni. É professor de Canto e Canto Gregoriano na Escola Superior de Música de Lisboa. Orientou vários workshops e masterclasses em Portugal e no estrangeiro. É diretor musical e solista do Grupo Vocal Olisipo e do Coro Gregoriano de Lisboa tendo-se apresentado em vários concertos em todo o mundo. Gravou mais de duas dezenas de discos com grande reconhecimento crítico.

Este Ciclo prossegue no dia 25 de setembro com o Coro Polifónico “Eborae Mvsica” dirigido por Eduardo Martins e termina no dia 1 de outubro com Capella Sanctae Crucis (Agrupamento vocal e instrumental) dirigido por Tiago Simas Freire.

É necessário efetuar reserva através do email eboraemusica@gmail.com.

É solicitada a contribuição de 5,00€; É obrigatório o uso de máscara. A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Cabido da Sé de Évora, Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2 e Rádio Diana.