XIX Ciclo de Concertos “Música no Inverno”
A Associação “Eborae Mvsica” realiza em Évora, no Convento dos Remédios, Av. S. Sebastião, nos meses de novembro e dezembro, o XIX Ciclo de Concertos “Música no Inverno”. Esta atividade é destinada a enriquecer a oferta cultural da cidade nos meses de inverno. Também tem como objetivo a apresentação de composições dos sécs XX e XXI.
No dia 1 de dezembro, às 18h00, atua o Coro Ricercare, dirigido pelo Maestro Pedro Teixeira, que interpretará as obras vencedoras da 4ª edição do Prémio de Composição “2ª Escola de Évora | Eborae Mvsica”. Com este concurso pretendeu-se homenagear o legado da Escola de Évora do Renascimento e estimular a criação musical contemporânea portuguesa, na vertente da música vocal a cappella. O júri foi constituído por Eurico Carrapatoso, João Nascimento e Pedro Faria Gomes. O resultado do Concurso, ao qual concorreram nove obras e candidatos foi o seguinte: 1º Prémio – obra: Dois Sonetos de Antero de Quental, de Tiago de Sousa Derriça; Menção Honrosa – obra: Cântico da Casa, de Alfredo Teixeira;
Programa: O magnum mysterium (Ivo Antognini); Sicut lilium inter spinas (Marek Raczyński); Beati quorum via (Charles Villiers Stanford); Serenity (Daniel Elder); Serenity – O Magnum Mysterium (Ola Gjeilo); Cântico da Casa* (Alfredo Teixeira): 1. convoquei o canto… / 2. a utopia que te canto… / 3. ruína vagarosa… / 4. casa habitada… ; Dois sonetos de Antero de Quental * (Tiago Derriça): 1. Amor vivo / 2. Hino à razão ; Primeira e Segunda Cantatas do Natal (Fernando Lopes-Graça): (excertos) Nasceu, já nasceu; Do varão nasceu a vara (Natal); Pela noite de Natal; O menino nas palhas; Deus lhe dê cá boas noites (Janeiras);
*Estreias absolutas
O Coro Ricercare foi criado em 1996 pelos maestros Carlos Caires e Paulo Lourenço, e é dirigido desde 2001 por Pedro Teixeira. O grupo integra na sua formação jovens músicos da Escola de Música do Conservatório Nacional, do Instituto Gregoriano de Lisboa e da Escola Superior de Música de Lisboa, entre outras. O Coro dedica parte da sua atividade à interpretação de nova música portuguesa, e já estreou mais de 80 obras de compositores nacionais.
Pedro Teixeira é Maestro Adjunto do Coro Casa da Música, e foi Maestro do Coro de la Comunidad de Madrid. É Mestre em Direção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa. Dirige o Officium Ensemble, grupo dedicado à interpretação de polifonia renascentista portuguesa. Dedica-se à música contemporânea, apresentando várias estreias mundiais por temporada, como Maestro do Coro Ricercare. É diretor artístico das Jornadas da Escola de Música da Sé de Évora, leciona na Escola Superior de Música de Lisboa e é júri em concursos internacionais de coros.
Este Ciclo de Concertos continua no dia 9 de dezembro, às 18h00, com o Recital “Na Rota de Magalhães” – com Carla Caramujo (soprano) e António Carrilho (flautas); O Ciclo termina no dia 16 de dezembro, às 18h00, com um Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, com direção de Emanuel Vieira, de entrada livre.
Aconselha-se a pré-reserva de bilhetes. Mais informações em eboraemusica@gmail , eboraemusica.pt , nas nossas redes sociais, e por telefone 266 746 750 / 965 740 270.
A organização destes concertos está a cargo da Associação Eborae Mvsica, que tem o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, coprodução da Câmara Municipal de Évora, e o apoio do Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana e A Defesa.