Contacte-nos: (+351) 266 746 750

Coro Gregoriano de Lisboa encerra XXIII Ciclos de Concertos “ A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora”

Coro Gregoriano de Lisboa encerra XXIII Ciclos de Concertos “ A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora”

12 Março, 2025

A Associação Eborae Mvsica promove o XXIII Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora” entre os dias 15 e 22 de março. O Ciclo irá terminar no sábado, dia 22, pelas 18h00 , no Convento dos Remédios, com um concerto do Coro Gregoriano de Lisboa.

Programa: DOMINICA IN PALMIS DE PASSIONE DOMINI contem Ad Officium Lectionis ,Hymnus: Pange, língua; Commemoratio ingressus Domini in Jerusalem, Ant. Hosanna filio David, Ant. Pueri Hebraeorum, portantes, Ant. Pueri Hebraeorum vestimenta prosternebant, Hymnus Gloria, laus et honor, Resp. Ingrediente Domino; Ad Missam, Tractus: Deus, Deus meus, Graduale: Christus factus est pro nobis, Offertorium: Improperium, Communio: Pater, si non potest; Ad Vesperas, Antiphona ad Magnificat: Scriptum est enim; Ad Completorium, Antiphona: Ave Regina caelorum

Dirigido por Armando Possante desde 2011, o Coro Gregoriano de Lisboa foi fundado em 1989 por Maria Helena Pires de Matos e divulga o Canto Gregoriano através do seu estudo e execução, desenvolvendo para esse efeito uma intensa atividade de concertos. Destacam-se nos 30 anos de atividade a participação nas Jornadas de Música Antiga da Fundação Calouste Gulbenkian, na programação de Lisboa 94 Capital Europeia da Cultura, Concertos de Páscoa na Casa da Música, digressão nacional nos 300 anos da morte do Padre António Vieira, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, digressões aos Açores e Madeira, estreia nacional da obra de Messiaen “Et exspecto resurrectionem mortuorum”, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa sob a direcção de Michael Zilm, a comemoração dos 20 anos da Temporada de Música em São Roque e a organização do Festival Internacional de Canto Gregoriano de Tomar. Além dos concertos em Portugal apresentou-se em vários países, destacando-se as digressões ao Japão, Bélgica, Luxemburgo, Espanha, Suíça, Itália e Marrocos. Para além da participação em vários programas de rádio e televisão, com destaque para o programa “Percursos da Música Portuguesa” da RTP, e da participação no filme Quem és tu de João Botelho, o Coro Gregoriano editou cinco trabalhos discográficos: Missa pela Chuva, editada pela EPAL e, pela DECCA, Liturgia de Santo António, que recebeu o CHOC do Le Monde de la Musique, Missa pela Paz, contemplado com o DIAPASON D’OR da revista Diapason, Liturgias de Santos Europeus do Primeiro Milénio e Os Apóstolos, nomeado para o Prémio Autores de melhor trabalho de música erudita.

Armando Possante iniciou os seus estudos no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola Superior de Música de Lisboa, onde concluiu os Cursos Superiores de Direção Coral, Canto Gregoriano e Canto. Foi-lhe atribuído o Título de Especialista em Canto, pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Estudou Canto, em Viena, e frequentou masterclasses de Canto. Aperfeiçoou os seus estudos de Canto Gregoriano em Itália. É professor de Canto e Canto Gregoriano na Escola Superior de Música de Lisboa. Orientou vários workshops e masterclasses, em Portugal e no estrangeiro. É diretor musical e solista do Grupo Vocal Olisipo e do Coro Gregoriano de Lisboa. Gravou discos com grande reconhecimento crítico, distinguidos com o Choc du Monde de la Musique, o Diapason d’Or e uma nomeação para os prémios da SPA, entre outros prémios. Conquistou vários prémios, destacando-se o 3º prémio no Concurso de Canto Luísa Todi e o 1º prémio no 7º Concurso de Interpretação do Estoril.

Mais informações pelo e-mail eboraemusica@gmail.com , na nossa página web em eboraemusica.pt , nas nossas redes sociais, por telefone: 266 746  750, ou por telemóvel 965 740 270.

Para os concertos recomenda-se a reserva antecipada através do email eboraemusica@gmail.com .

Este Ciclo de Concertos é organizado pela Associação Eborae Musica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes, e tem co organização da Câmara Municipal de Évora, Capital Europeia da Cultura 27  e o apoio de Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa,  Registo