Contacte-nos: (+351) 266 746 750

CONCERTOS POR “ARTE MÍNIMA” , CONFERÊNCIA E CONCERTO POR “THE MARIAN CONSORT | XXVI JORNADAS INTERNACIONAIS “ESCOLA DE MÚSICA DA SÉ DE ÉVORA – RESGATANDO NOMES ESQUECIDOS DA ESCOLA DE MÚSICA DA SÉ DE ÉVORA

CONCERTOS POR “ARTE MÍNIMA” , CONFERÊNCIA E CONCERTO POR “THE MARIAN CONSORT | XXVI JORNADAS INTERNACIONAIS “ESCOLA DE MÚSICA DA SÉ DE ÉVORA – RESGATANDO NOMES ESQUECIDOS DA ESCOLA DE MÚSICA DA SÉ DE ÉVORA

2 Outubro, 2024

A Associação “Eborae Mvsica” promove nos dias 3,4,5 e 6, de outubro as  XXVI Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora – Resgatando nomes esquecidos da Escola de Música da Sé de Évora” que decorrem no Convento dos Remédios, na Sé Catedral de Évora, Igreja de S. Francisco, Igreja do Espírito Santo e também em Avis, para comemorar o Aniversário da Associação Musical de Évora “Eborae Mvsica” (37 anos) e também o Dia Mundial de Música (1 de outubro). A Direção Artística das Jornadas é do maestro Pedro Teixeira.

O programa de dia 4 de outubro integra alguns momentos abertos à população: em Évora, no Convento dos Remédios, às 12h00 – Conferência por Paulo Estudante e José Abreu (“Este libro he do Sñor dos martis dalmeida- um manuscrito desconhecido da Escola de Música da Sé de Évora”, concerto por “Arte Mínima” direção de Pedro Sousa Silva, às 21h30 na Igrejs do Espírito Santo.

Programa do Concerto – Præter rerum seriem, de Josquin des Près é assim o mote deste programa, e o século que separa o flamengo do avisense o palco para uma coreografia que inclui o oliventino Vicente Lusitano (que publica em 1551 uma resposta ao moteto de Josquin) e o romano Giovanni Pierluigi da Palestrina (que publica em 1569 o moteto Suscipe verbum virgo Maria também baseado em material de Josquin).

“Arte Mínima”, criado em 2011 por Pedro Sousa Silva é um projeto dedicado à interpretação de música dos séculos XV, XVI e XVII, com especial relevo para a produção musical portuguesa desses períodos. Os métodos de trabalho empregues pelo grupo assentam em modelos explorados no âmbito de investigação académica, e que procuram transferir para o século XXI ferramentas de aprendizagem e interpretação musical oriundas do renascimento. O trabalho interpretativo é feito diretamente a partir das fontes originais sem a mediação de transcrições modernas, e a perspetiva filológica estende- se a todos aspetos (teoria, instrumentos, afinações, etc.) numa procura incessante de uma maior compreensão das linguagens musicais do passado.

Este mesmo Concerto será apresentado na Igreja do Convento, em Avis, no dia 5 pelas 21h30

No dia 5 pelas 18h00 terá lugar um Concerto por “The Marian Consort” na Sé de Évora, sob a direção de Rory McCleery.

The Marian Consort é um grupo que apresenta performances ousadas e emocionantes para públicos no Reino Unido, Europa, América do Norte e Ásia.Liderado pelo fundador e diretor, Rory McCleery, o grupo é composto pelos melhores cantores em um conjunto flexível e intimista, permitindo clareza de textura e subtileza de interpretação que ilumina a música tanto para o intérprete quanto para o público. The Marian Consort aparece regularmente na BBC Radio 3 e lançou catorze gravações com aclamação da crítica e elogiadas pelo “The Times”. The Marian Consort executa música desde o século XII até aos dias de hoje, com foco em trazer à luz e defender compositores marginalizados e menos conhecidos como Vicente Lusitano, Raffaella Aleotti e Jean Maillard.

Rory McCleery é um premiado maestro, contratenor e musicólogo escocês. Reconhecido internacionalmente pelas suas interpretações convincentes de um vasto repertório, está particularmente associado à música coral do Renascimento e do Barroco, sendo também cada vez mais conhecido pela sua afinidade com a música de compositores britânicos contemporâneos.

Para os concertos aconselha-se a reserva prévia de bilhetes através de eboraemusica@gmail.com.

A organização destas atividades está ao cargo da Associação Eborae Mvsica, que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e têm coprodução da Câmara Municipal de Évora, Évora Capital Europeia da Cultura 27, com o apoio da Câmara Municipal de  Avis, do Cabido da Sé de Évora, da Paróquia de S. Francisco, da Paróquia do Espírito Santo da Entidade Regional de Turismo, da Paróquia de Avis, da Fundação Casa de Bragança, Fundação Eugénio de Almeida, Universidade de Évora, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e O Registo.