Contacte-nos: (+351) 266 746 750

Concertos, masterclasses e workshops – Terminou a VI edição do Festival Internacional de Percussão de Évora

Concertos, masterclasses e workshops – Terminou a VI edição do Festival Internacional de Percussão de Évora

6 Novembro, 2023

A Associação Musical “Eborae Mvsica” promoveu nos dias 3, 4 e 5 de novembro a VI edição do Festival Internacional de Percussão de Évora, no Convento dos Remédios, Av. de S. Sebastião, em Évora. A direção artística do festival esteve a cargo do professor Vasco Ramalho.
O Festival Internacional de Percussão de Évora perfila-se como um dos mais antigos no panorama nacional. Nesta VI edição os objetivos foram continuar a apostar na nova geração de percussionistas portugueses, conjugado com artistas de renome nacional e internacional, que ajudaram a elevar a fasquia deste festival para um patamar de excelência. Este festival trouxe a Évora artistas como André Dez, |klang.data| , Miguel Ángel Orengo e Richard Buckley.

Os participantes assistiram a várias masterclasses e workshops. Tiveram a oportunidade de estar em contacto com vários formadores, com diferentes experiências musicais, de melhorar as suas técnicas, e aprender mais sobre os diversos instrumentos da área da percussão. O duo |klang.data| ministrou o workshop de interpretação de música
contemporânea, a masterclass de bateria e cajon flamenco foi orientada por Miguel Ángel Orengo, Richard Buckley foi responsável pela masterclass de tímpanos e percussão orquestral. No final, André Dez lecionou o workshop de percussão africana.

Workshop de Tímpanos e Percussão Orquestral
Workshop de Percussão Africana

O concerto de abertura realizou-se no dia 3 de novembro, às 21h30, com o duo |klang.data| composto pelos jovens percussionistas Paulo Amendoeira e Bernardo Cruz, e o Ensemble de Percussão Eborae, composto por atuais e antigos alunos do Conservatório Regional de Évora – Eborae Musica, e teve também a participação de convidados especiais,
sob a direção do professor Vasco Ramalho. O segundo concerto realizou-se no dia 4 de novembro, às 21h30, e trouxe a Évora os ritmos contagiantes do flamenco com Carlos Piñana Duo, composto por Carlos Piñana e Miguel Ángel Orengo. O tradicional concerto de encerramento com todos os participantes do festival e convidados foi no dia 5 de novembro, às 18h00. Os concertos tiveram boa adesão do público em geral.

Duo |klang.data|
Ensemble de Percussão Eborae
Carlos Piñana Duo

Este Festival foi destinado a executantes e estudantes de percussão. A adesão foi bastante positiva, uma vez que participaram 22 formandos.
A organização deste concerto esteve a cargo da Associação Eborae Mvsica, que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, coprodução da Câmara Municipal de Évora, e o apoio da Universidade de Évora, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e Jornal O Registo.