A Associação Eborae Mvsica promove nos dias 3,4,5 e 6, de outubro as XXVI Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora – Estêvão de Brito, de Serpa” que decorrem no Convento dos Remédios, na Sé Catedral de Évora, Igreja de S. Francisco, Igreja do Espírito Santo e também em Avis, para comemorar o Aniversário da Associação Musical de Évora “Eborae Mvsica” (37 anos) e também o Dia Mundial de Música(1 de outubro). A Direção Artística das Jornadas é do maestro Pedro Teixeira.
O programa de dia 3 de outubro integra alguns momentos abertos à população: em Évora, no Convento dos Remédios, às 9h30 – A Sessão solene de Abertura e às 21h30, concerto por Capella Sanctae Crucis, direção de Tiago Simas Freire na Igreja de S. Francisco.
Programa do Concerto –Entre as numerosas festas maiores do calendário de Santa Cruz, a de Santo Agostinho – padroeiro da congregação – no dia 28 de agosto, é um momento crucial. Especialmente no século XVII, muitas obras musicais, em latim e línguas vernáculas, evocam e celebram “Nosso Pai Santo Agostinho”, uma figura central na vida espiritual dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.O programa do Concerto baseia-se no projeto que propõe a reconstrução da diversidade musical de um Ofício de Vésperas de Santo Agostinho, reunindo obras desconhecidas preservadas na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e partindo de um conjunto de cinco salmos inéditos de Dom Pedro de Cristo (c.1550-1618).
A Capella Sanctae Crucis é um laboratório de estudo e interpretação de fontes musicais portuguesas inéditas, criado em 2012 pelo músico, investigador e professor Tiago Simas Freire. Este projeto, na encruzilhada da investigação musicológica e da recriação musical, faz renascer o valor de tesouros pouco conhecidos dos séculos XVI e XVII em Portugal.A Capella Sanctæ Crucis deve o seu nome à capela do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbrada qual provêm os manuscritos musicais que estão no cerne da obra sobre as origens do barroco musical português no seu contexto ibérico e europeu. O grupo reúne uma equipa de músicos regulares provenientes dos principais centros europeus especializados no estudo da música antiga.
Tiago Simas Freire – Com um doutoramento (Música e Musicologia) e três mestrados (corneto, flauta de bisel e arquitectura), Tiago Simas Freire é portador de um espírito desperto, fascinado pela criação artística humana e, em particular, pela do seu país natal. Flautista e cornetista ativo, toca com Akadêmia (FrançoiseLasserre), Concert Brisé (William Dongois), Concerto Soave (Jean-Marc Aymes), Les Mélanges (Thomas Van Essen & Volny Hostiou), La Fenice (Jean Tubéry). Dirige a Capella Sanctæ Crucis, um grupo dedicado ao estudo e interpretação de fontes musicais portuguesas inéditas dos séculos XVI e XVII.
Para os concertos aconselha-se a reserva prévia de bilhetes através de eboraemusica@gmail.com.
A organização destas atividades está ao cargo da Associação Eborae Mvsica, que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e têm coprodução da Câmara Municipal de Évora, Évora Capital Europeia da Cultura 27, com o apoio da Câmara Municipal de
Avis, do Cabido da Sé de Évora, da Paróquia de S. Francisco, da Paróquia do Espírito Santo da Entidade Regional de Turismo, da Paróquia de Avis, da Fundação Casa de Bragança, Fundação Eugénio de Almeida, Universidade de Évora, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e O Registo.