Contacte-nos: (+351) 266 746 750

Concerto de Natal pela Sinfonietta de Lisboa teve uma grande adesão

Concerto de Natal pela Sinfonietta de Lisboa teve uma grande adesão

22 Dezembro, 2023

A Associação Musical de Évora “Eborae Mvsica” realizou em Évora, na Igreja de São Francisco, no dia 20 de dezembro, às 21h30, um concerto pela Sinfonietta de Lisboa, com a direção do Maestro Vasco Pearce de Azevedo, que terminou o Mestrado em Direção de Orquestra e Coro no College Conservatory of Music da Universidade de Cincinnati (EUA). Este concerto teve como solista a soprano Isabel Alcobia, doutorada em Canto pela Universidade de Aveiro.

O concerto decorreu com grande sucesso. Numa noite em que o frio não deu tréguas, a Igreja de São Francisco encheu-se de pessoas ansiosas por ouvir não só a Sinfonietta, mas também a solista Isabel Alcobia, que participou na 1º parte do concerto.

Durante o concerto, a Sinfonietta de Lisboa, que tem na sua base 29 instrumentistas de corda, interpretou na  1ª parte a Abertura de “O Messias” – Georg Häendel, seguida de Air for Strings (1967) – Norman Dello Joio; posteriormente, a soprano acompanhou a Sinfonietta com 3 Árias de Soprano de “O Messias” – Georg F. Händel – 1. How beautiful are the feet; 2. He shall feed his flock like a shepherd; 3. Rejoice greatly, o daughter of Zion! ;  seguiram-se Canções de Natal – 1. Hark! The herald angels sing; 2. The first Nowell; 3. Joy to the world; 4. Natal (Linhares); 5. Adeste Fideles; 6. Stille Nacht. Na2ª parte a Sinfoneitta tocou o Concerto Grosso op. 6 nº 8 “Per la Notte di Natale” – Arcangelo Corelli (1. Vivace – Grave; 2. Allegro; 3. Adagio – Allegro – Adagio; 4. Vivace;5. Allegro; 6. Pastorale); Saint Paul’s Suite –  Gustav Holst (1. Jig; 2. Ostinato; 3. Intermezzo; 4. Finale (The Dargason).

O repertório foi tocado com bastante qualidade, e no final deste concerto de Natal o público aplaudiu de pé em uníssono. Houve ainda um momento para fazer um agradecimento à Direção Regional de Cultura do Alentejo, na pessoa da Doutora Ana Paula Amendoeira.

A organização deste concerto esteve a cargo da Associação Musical de Évora – Eborae Mvsica, coprodução Direção Regional de Cultura do Alentejo e o apoio da Igreja de S. Francisco, da Câmara Municipal de Évora, do Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana e A Defesa.