No passado 5 de janeiro, domingo, a Orquestra de Sopros Eborae Mvsica apresentou o tradicional Concerto de Ano Novo, no Teatro Garcia de Resende e contou com lotação esgotada.
A Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica foi criada durante o ano letivo de 2009/2010, sob a direção do professor António Rosado. Constituída por iniciativa de alunos e professores de instrumentos de sopro e percussão. Mais tarde passou a ser da responsabilidade do professor Artur Barroso.
O programa incluiu obras de Aaron Copland, Helder Bettencourt, Carl Reinecke, Ferrer Ferran, Johann Strauss, destacando-se a peça Lusitanidades,( arranjos de Carlos Marques), com participação e apoio da Associação do Imaginário, de Évora. Além deste momento surpreendente, apresentaram-se ainda dois solistas, Magda Bernardino (flauta transversal) e André Matos (trombone baixo) que fizeram excelentes atuações.
Todos os anos este concerto traz ao Teatro Garcia de Resende os eborenses, que enchem esta sala de espetáculos para assistir ao trabalho feito por alunos e professores do Conservatório Regional de Música de Évora – Eborae Mvsica. Estas atuações foram do agrado do público que, entusiasmado, aplaudiu de pé e fez várias apreciações muito positivas no final do concerto, mantendo a tradição de celebrar o inicio do ano com música de excelência.
A organização foi de Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Cultura – DGArtes, e pela Câmara Municipal de Évora. Teve os apoios do Cendrev, Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana e A Defesa.