A Associação Musical Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes, informa que no 8 de maio teve inicio a XXVI Semana da Porta Aberta. Durante esta semana as portas do Conservatório Regional de Música ficam abertas para visita ao espaço. Aqui o público pode assistir a aulas durante o dia e assistir a concertos ao final do dia. Estas atividades realizar-se-ão no Convento dos Remédios, Avenida de S. Sebastião, em Évora.
Trata-se de um programa de sensibilização de públicos, direcionado para quem tem interesse em um dia vir a aprender música, mas também para quem tem curiosidade em visitar a Escola e assistir aos concertos. As entradas são gratuitas.
No primeiro dia houve sessões didáticas da parte da manhã. Esta atividade teve como público-alvo os meninos das escolas primárias e jardins de infância. A atividade teve como orientadora a pianista Margarida Prates, que interagiu com as crianças ao mesmo tempo que explicava um pouco da história da música.
À tarde, por volta das 18h30, o quarteto de clarinetes – “Clarinet Ensemble”, do Conservatório Superior de Música Bonifacio Gil de Badajoz, Espanha, presenteou a plateia com um vasto repertório, interpretado com grande qualidade. Estrearam ainda duas peças, para agrado do público que aplaudiu de pé.
Às 21h30, do mesmo dia, realizou-se o Concerto por Professores, onde atuaram alguns professores do Conservatório. O Duo de Guitarras, constituído pelo Professor José Farinha e pelo Professor João Macedo, iniciou a noite, onde interpretaram “Oriental – Dança Espanhola nº 2”, “Andaluza – Dança Espanhola nº 5”, ambas de Enrique Granado e “Cavatina – Stanley Meyers”. Mais tarde, seguiram-se as atuações de Piano. A Professora Anna Vorobeva interpretou “Dumka” de Pyotr Tchaikovsky, op. 59 e a Professora Catarina Madeira interpretou “Quejas o La Maja y el Ruiseñor, da obra Goyescas” de Enrique Granados. Para terminar a noite de concertos, a Professora Sandra Medeiros, acompanhada por Francisco Sassetti no Piano, presentearam-nos com “Amor y odio”, “Majo discrete”, “El tra la la y el punteado”, de Enrique Granados, “Estrellita” de Manuel Ponce,”Saudades da Terra”, de Francisco de Lacerda e para finalizar “Pastoral”, “Amores” e “Lavadeira”, de Vianna da Motta.
Durante esta semana realizar-se-ão concertos todos os dias ao final da tarde.
9 de maio
– 18h30: Concerto pela Orquestra de Sopros e apresentação dos Instrumentos;
10 de maio
– 18h30:Concerto de Coro e Canto
11 de maio
– 18h30: Concerto por Alunos de Piano (intervenção de alunos da ESAG – integrada no programa do Plano Nacional das Artes);
12 de maio
– 18h30: Concerto pelo Ensemble de Guitarras e Recital por Alunos de Arcos (música de câmara e alunos a solo) e apresentação de instrumentos;
13 de maio
– 18h30: Concerto por Alunos da Academia de Música de Elvas;
Este evento tem o apoio da Câmara Municipal de Évora, DGESTE-DSRA, Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana, A Defesa e O Registo.