A Associação “Eborae Mvsica” realiza, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, em novembro e dezembro, o XVIII Ciclo de Concertos “Música no Inverno” uma atividade destinada a enriquecer a oferta cultural da cidade nos meses de inverno. Também tem como objetivo a apresentação de composições dos secs XX e XXI.
No dia 19 de novembro, às 18h00 Recital de Canto e Quarteto de Cordas por: Ana Madalena Moreira (soprano) , Alexander Stewart (violino I), Regina Aires (violino II), Leonor Fleming (viola) e João Matos (violoncelo)
Programa: HADYN, J -Quarteto Op 77 nº1 em Sol Maior: Allegro moderato Adagio Menuetto(Presto) Final(Presto);ALMEIDA,F.A.- Com quante lusinghe… da ópera “ La Spinalba “; Mozart – Laudate Dominum das “Vesperae solenne de confessore” ( K.339 ) e Alleluja do Motete “ Exualtate Jubilate”(K.165); MOODY,Ivan – Canção de embalar para uma Princesa Bizantina; RESPIGHI, Ottorino- IL Tramonto ( o pôr do sol)Poema Lírico para voz e quarteto de cordas(1914) Texto P.B.Shelley,traduzido por R.Ascoli.RESPIGHI, Ottorino-IL Tramonto ( o pôr do sol) Poema Lírico para voz e quarteto de cordas(1914) Texto P.B.Shelley,traduzido por R.Ascoli.
Ana Madalena Moreira – Em 1987 iniciou os estudos de Canto com a professora polaca Marta Jaroszewicz, na Associação Eborae Musica. É licenciada em Canto pla Escola Superior de Música da Lisboa, onde estudou com Joana Silva e Olga Pratts. Frequentou os cursos de Verão na Áustria e aperfeiçoou o repertório de ópera italiana com a professora Iris Adami-Corradeti. Tem aperfeiçoado a técnica vocal com a Cantora Ruthilde Boesch.
Alexander Stewart – E desde 1993 , um dos concertinos da Orquestra Sinfónica Portuguesa e o primeiro violino e membro fundador do Quarteto Lacerda e Trio Aeternus. Nasceu em Londres e começou os estudos de violino aos seis anos e mais tarde , em Portugal com maxim Jacobsen e Vasco Barbosa. Posteriormente teve como professores Clarence Myerscough, Felix Andrievski e outros. Fez vários Concertos e Recitais em vários países.
Regina Aires- Integra a Orquestra Sinfónica desde 1993. Estudou no Conservatório no Funchal , onde concluiu o Curso Superior de violino. Frequentou cursos de Música de câmara e de interpretação violinística foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian tendo estudado dois anos em Paris com Gérard Poulet e Annie Jodry .Participou em várias orquestras nacionais e internacionais. É membro fundador do Quarteto Lacerda.
Leonor Fleming – em 2014, concluiu o Mestrado em Interpretação Artística na ESMAE. Em 2016 foi-lhe concedida a bolsa de Aperfeiçoamento Artístico pela Fundação Calouste Gulbenkian, que permitiu que frequentasse e concluísse o Mestrado no Koninklijk Conservatorium Antwerpen, na classe do conceituado professor Leo DeNeve. Ao longo do seu percurso participou em masterclasses com professores conceituados como Ana Bela Chaves. De 2018 a 2019 foi membro da Gustav Mahler Jugendorchester onde trabalhou com os maestros Vladimir Jurowski, Lorenzo Viotti e Jonathan Nott. Atualmente exerce funções de Viola tutti na Orquestra Sinfónica Portuguesa.
João Matos– Em 2013, terminou a licenciatura em Instrumentista de Orquestra na classe do professor Paulo Gaio Lima, na Academia Superior de Orquestra Metropolitana. Terminou em 2015 o Mestrado em Interpretação Musical – Concerto, na Haute Ecole de Musique de Genebra, sob a orientação do Professor François Guye. Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento com figuras como Xavier Gagnepain, Nathaniel Rosen, Pavel Gomziakov, François Guye e outros. Colaborou com orquestras como a Orchestre de la Suisse Romande, Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Sinfónica Portuguesa entre outras.
Os próximos Concertos serão, sempre às 18h00: em novembro, no dia 20 – “Guirimbadu” com Eudoro Grade (guitarra) e Vasco Ramalho (marimba).Em dezembro no dia 1– Concerto pelo Coro Ricercare, direção de Pedro Teixeira durante o qual será apresentada a obra vencedora da edição deste ano do Concurso de Composição “2ª Escola de Évora|Eborae Mvsica” e será entregue o prémio ao vencedor; no dia 3 – “Syrinxello” com António Carrilho – (flautas de bisel), Katharine Rawdon – (flautas transversais) e Catherine Strynckx – (violoncelo);no dia 4 terá lugar um Recital de Piano por Mauro Dilema; o ciclo terminará no dia 11 com o Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, dirigido pelo Maestro Emanuel Vieira.
É aconselhável a reserva prévia de bilhetes através de eboraemusica@gmail.com
A Organização é da Associação Eborae Musica, entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2 e Rádio Diana.