Decorreu no dia 6 de abril, às 21h30, no Convento dos Remédios, em Évora, o lançamento do álbum “Flauta XXI”, por João Vidinha e Ana Filipa Luz.
A Organização deste concerto esteve a cargo da Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes.
Este álbum integra obras com dificuldade entre o 1º e o 8º grau de instrumento. Pode ser executado pelos alunos das classes de flauta do Ensino Especializado em Música, uma vez que estas obras têm caracter didático. É um incentivo para que alunos e professores as venham a utilizar no ensino do instrumento.
Este recital teve uma boa adesão do público, que aplaudiu bastante a atuação destes dois artistas promissores.
Programa foi o seguinte: F.A.C.E. – Eduarda Ferreira; GL66, 5 Bagatelas: Bagatela nº1, 2 e 3 – Gonçalo Lourenço; Indizí vel – Paulo Bastos; Suite de Danças – Sérgio Azevedo; Suite Inutile: 5. Pavane, 6. Scarlattiana – Sérgio Azevedo; Tambourin – Sérgio Azevedo; Estudo nº8, Op.33/I para flauta – Ernesto Köhler; Estudo nº7, Op.33/II para flauta – Ernesto Köhler; 1., 2., 3. (36 semanas 36 estudos) – Paulo Bastos;
João Vidinha estudou na Escola Superior de Música de Lisboa e no Conservatorium van Amsterdam, onde concluiu o Mestrado em Música. Em 2016, finalizou o Mestrado em Ensino da Música na ESML. Tornou-se um experiente executante em orquestra. Iniciou a Editora internacional Scherzo Editions em 2012 e a Arpejo Editora em 2019. Gravou o primeiro álbum em 2018, com o título “Fricções”. É professor de flauta na Escola de Artes do Alentejo Litoral.
Ana Filipa Luz começou os seus estudos musicais em 1999. É Mestre em Ensino de Música – Piano pela Universidade de Évora. É pós-graduada na área da pedagogia pianística pela mesma instituição. Apresenta-se frequentemente como pianista acompanhadora, faz apresentações com várias orquestras nacionais, realiza masterclasses, concursos, workshops, entre outros. Leciona no Conservatório Regional de Évora “Eborae Mvsica” e na Universidade de Évora, como pianista acompanhadora.
Este concerto tem o apoio da Câmara Municipal de Évora, Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana, A Defesa e O Registo.