Contacte-nos: (+351) 266 746 750

Chegaram ao fim as Jornadas com grande adesão | XXVII Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora – Manuel Mendes em Portalegre”

Chegaram ao fim as Jornadas com grande adesão | XXVII Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora – Manuel Mendes em Portalegre”

8 Outubro, 2025

A Associação “Eborae Mvsica” promoveu nos dias 2, 3, 4 e 5 de outubro as XXVII Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora – Manuel Mendes em Portalegre” que decorreram no Convento dos Remédios, na Igreja de S. Francisco, na Sé Catedral de Évora, e também na Sé de Portalegre. A Direção Artística das Jornadas foi do maestro Pedro Teixeira.

O grupo musical Officium Ensemble, sob a direção do maestro Pedro Teixeira, atuou no dia 2 de outubro, na Igreja de S. Francisco, e no dia 3 de outubro na Sé de Portalegre. No dia seguinte, 4 de outubro, o grupo inglês “Contrapunctus”,sob a direção do maestro e musicólogo Owen Rees, atuou na Sé de Évora.

O programa integrou, ainda, no dia 3 de outubro a Conferência por Owen Rees – intitulada: “Manuel Leitão de Avilez”.

No dia 4 de outubro teve lugar uma visita guiada à Sé de Évora, conduzida pelo professor Dr. Libânio Reis, e aos seus arquivos, dirigida pelo professor Dr. Jorge Raposo.

No dia 5 de outubro realizou-se, na Sé Catedral de Évora o Concerto de Encerramento das Jornadas, pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica” dirigido por Emanuel Vieira, pelos Coros dos Participantes, dirigidos por Owen Rees, Rory McCleery e Armando Possante, maestros que orientaram os ateliers de Coro das Jornadas, e pelo Grupo Instrumental dirigido por Tiago Simas Freire (corneta) e pelos formadores do grupo Capella Sanctae Crucis – Henry van Engen (sacabuxa), Elsa Frank (charamela) e José Rodrigues Gomes (baixão).

Houve, também a participação de Ariana Russo que orientou o atelier de Técnica Vocal e de Nicholas McNair que acompanhou os ensaios ao piano.

Todos os concertos, tanto em Évora, como em Portalegre, foram do agrado do público em geral, que manifestou a sua satisfação com aplausos de pé.

Este evento terminou com bastante sucesso e adesão, demonstrado tanto pelos participantes como pelo público em geral. Para o ano as Jornadas Internacionais regressam novamente, com um programa rico e bastante apelativo.

A organização destas atividades esteve a cargo da Associação Eborae Mvsica, que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e teve a coprodução da Câmara Municipal de Évora, Évora Capital Europeia da Cultura 27, o apoio da Câmara Municipal de Portalegre, do Cabido da Sé de Évora, da Paróquia de S. Francisco, da Entidade Regional de Turismo, da Paróquia de Portalegre, da Fundação Casa de Bragança, Fundação Eugénio de Almeida, Universidade de Évora, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e O Registo.