Contacte-nos: (+351) 266 746 750

“Cantares e Dançares”, um recital de piano por Diana Botelho Vieira

“Cantares e Dançares”, um recital de piano por Diana Botelho Vieira

29 Novembro, 2024

“Cantares e Dançares”, um recital de piano por Diana Botelho Vieira

A Associação Eborae Mvsica, entidade financiada pela Dgartes, realiza nos meses de inverno o Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, dedicado a compositores contemporâneos portugueses dos séculos XX e XXI.

No dia 8 de dezembro, Diana Botelho Vieira apresenta, pelas 18h00, no Convento dos Remédios, o seu recital “Cantares e Dançares”.

Kabalevski, o grande compositor e pedagogo soviético fundou toda a sua teoria educativa no pressuposto das “Três Baleias”: à imagem de uma mitologia imaginária da Terra, supostamente alicerçada sobre o dorso de três enormes baleias, também a Música estará apoiada em três Baleias: Marcha, Canção e Dança. A música do povo, a origem de toda a que virá depois, excetuando a Marcha, apanágio dos exércitos, baseia-se inteiramente no canto e na dança. O povo canta para adormecer as suas crianças, para cativar os seus amores, para louvar a Deus e aguentar a labuta, e dança nos dias de festa, nas bodas, nos santos alegres e nos despiques ébrios. De Chopin a Lopes-Graça, escutaremos cantos e danças inspirados na expressão musical desse criador genial que é o coletivo, anónimo Povo.

Aconselhamos a pré-reserva de bilhetes em eboraemusica@gmail.com . Para mais informações deverá aceder à nossa página em eboraemusica.pt , consultar as nossas redes sociais, por email eboraemusica@gmail.com ou por telefone 266 746 750 / 965 740 270.

A organização destes concertos está a cargo da Associação Eborae Mvsica, que tem o apoio da Direção-Geral das Artes, coprodução da Câmara Municipal de Évora, e o apoio do Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e Jornal O Registo.

 

Diana Botelho Vieira nasceu na ilha de São Miguel, Açores, em 1984.

Apresentou-se em recitais de piano, de música de câmara, e a solo com orquestra em Portugal, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Estados Unidos da América e América do Sul. Foi laureada no Prémio Jovens Músicos – RDP Antena 2 na categoria Piano, sendo também detentora do Búzio Revelação (Expresso das 9) e Prémio Cultura (Correio dos Açores). Ao longo de cada temporada, Diana inclui nos seus recitais música de compositores portugueses, tendo feito estreias de obras de vários compositores, e gravado 5 CDs com música portuguesa para piano solo, piano a 4 mãos e piano e orquestra. Apresentou-se como solista com a Orquestra de Câmara do Conservatório de Ponta Delgada, com a Orquestra Académica Metropolitana, com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Clássica do Centro, Sinfonietta de Ponta Delgada, Orquestra da Universidade Politécnica da Catalunha – Barcelona, e Mission Chamber Orchestra, e Ensemble de Sopros da AFCL, sob a direcção dos maestros Yuri Pankiv, Jean-Marc Burfin, Nikolay Lalov, José Eduardo Gomes, Amâncio Cabral, Mario Brandl García, Emily Ray, e Alberto Roque.

(+info: www.dianabotelhovieira.com)