A Associação Eborae Mvsica realizou no mês de julho, no Convento dos Remédios, Av. de S. Sebastião, o XXIV Ciclo de Concertos “Música e outras Artes nos Claustros”. Esta atividade foi marcada pela originalidade dado que o seu objetivo foi articular a música com diferentes formas de expressão artística, como a poesia, a dança e a narração, demonstrando qualidade artística e relevância cultural. Os intérpretes têm um currículo reconhecido e que garantem a qualidade dos espetáculos.
A Organização deste evento esteve ao cargo da Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes.
O Ciclo de Concertos iniciou-se a dia 2 de julho, com a atuação do Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, dirigido pelo maestro Emanuel Vieira, e teve acompanhamento pontual ao piano por Imma Berg e no violino, a aluna do CREV, Joana Canhoto.
No dia 8 de julho atuaram os “Músicos do Tejo”, com o espetáculo intitulado “Esta Trabalhosa Vida”, com Marco Oliveira (voz), Rita Filipe (contralto), Arthur Filemon (alto), Carlos Monteiro (tenor), Tiago Mota (baixo), Nuno Mendes e Álvaro Pinto (violas), Laurent Le Chenadec (dulciana), Jarrod Cagwin (percussão), Marta Araújo (cravo e coordenação) e Marcos Magalhães (cravo e direção musical). Este concerto foi precedido da conversa prévia no Museu de Évora – “Maravilhas da biblioteca de Évora”.
A 14 de julho, Helena Ferreira (soprano) e João Araújo (piano) apresentaram a ópera encenada “La Voix Humaine”, de Francis Poulenc. No dia seguinte, 15 de julho, os claustros do Convento dos Remédios receberam os talentosos solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Marija Mihajlovic (violino), Gergana Bencheva (violino), Cátia Santos (viola), Jeanne Antoniuk (viola), Fernando Costa (violoncelo)e Maxim Doujak (violoncelo).
Na semana seguinte, o dueto luso-espanhol “Terrae Iberae”composto por Joana Godinho (mezzo-soprano) e Henrique Pastor Moralles (citola, vihuela, guitarra barroca) atuaram a 21 de julho. O “Ensemble D. João V” – Sandra Medeiros (soprano), Tera Shimizu (violino I), Miguel Simões (violino II), Álvaro Pinto (viola), Duncan Fox (violone), Cândida Matos (cravo) atuou a 23 de julho, apresentando-nos um espetáculo intitulado “O Barroco Festivo”.
No dia 29 de julho, Mar Móran (soprano), vencedora da 7º edição do Prémio José Augusto Alegria, em 2022, atuou acompanhada ao piano por Aurelio Viribay.
O Ciclo de Concertos terminou no dia 31 de julho com o “Ensemble Alorna” – Tera Shimizu (direção e violino I), Miguel Simões (violino II), Álvaro Pinto (viola), Duncan Fox (violone), Helena Raposo (teorba e guitarra barroca), Cândida Matos (cravo) e Catarina Costa e Silva (bailarina), numa noite que foi do agrado do público, que encheu a sala e aplaudiu de pé os artistas que nos fizeram viajar pelo barroco europeu, com dança à mistura.
Este evento tem a coprodução da Câmara Municipal de Évora, e o apoio de Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana, A Defesa e O Registo.