Contacte-nos: (+351) 266 746 750

XXIII Ciclo de Concertos “Música e outras Artes nos Claustros”, Dia 2 de julho, 21h30, Coro Polifónico “Eborae Mvsica”

XXIII Ciclo de Concertos “Música e outras Artes nos Claustros”, Dia 2 de julho, 21h30, Coro Polifónico “Eborae Mvsica”

29 Junho, 2022

A Associação Eborae Mvsica realiza, em Julho, em co produção com a Câmara Municipal de Évora , o XXIII Ciclo de Concertos “Música e outras Artes nos Claustros uma atividade marcada pela originalidade dado que o seu objetivo é articular a música com diferentes formas de expressão artística, com qualidade artística e relevância cultural.

O Ciclo inicia-se dia 2 de julho, ás 21h30 com o Coro Polifónico “Eborae Mvsica” sob a direção de Emanuel Vieira

Programa: “Uma Breve Passagem pela História da Música”; A Escola Franco-Flamenca –Matona mia Cara, Josquin de Prez; Il Bianco Dolce Signo), Jacob Arcadelt; Tant que vivray , Claudin de Sermisy – A escola polifónica Mediterrânica: O Crux Ave, Giovani de palestrina; Aquam Ego Dabo, Manuel Cardoso; Salve Regina, Diogo Dias Melgaz; – Séculos Xviii e XIX Germânicos: Coral: Jesus meine Freude, J. S. Bach; Jubilate Deo, W.A. Mozart; Zum Abendseng, Felix Mendelssohn; Waldesnacht, Johannes Brahms – Séculos XX e XXi em Portugal: Madrigal Camoneano -Eu cantei já, Luiz de Freitas Branco; Fermoso Tejo Meu, Jorge Croner de Vasconcelos; Senhora d’Aires, Lopes Graça; Senhora do Livramento, Lopes Graça; Nossa Senhora do Carmo, Eurico Carrapatoso; No Hay Camino, Eurico Carrapatoso.

O Coro Polifónico “Eborae Mvsica” apresentou-se publicamente pela primeira vez em 1987. Tem realizado diversas atuações ao longo da sua existência, interpretando não só a polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII), seu objetivo primordial, como também outras obras de diferentes épocas, entre as quais são de destacar, entre as obras com acompanhamento instrumental por Orquestras: Oratória “Jephte”, de Carissimi, “Missa da Coroação”, de Mozart, “Gloria”, de Vivaldi, Missa em Dó Maior, de Mozart, 9ª Sinfonia de Beethoven, Missa em Sol M de Carlos Seixas; Missa em Ré Maior de Dvorák.

Em 2012 participou na Ópera “o que diz sim” de Bertold Brecht e Kurt Weill; em 2018 e 2019 na Ópera “Orfeu e Euridice” de Gluck, nos Claustros do Convento dos Remédios e no Teatro Garcia de Resende, em Évora, em 2019 na estreia da Ópera “Geraldo e Samira” de Amílcar Vasques-Dias e em 2021 na Ópera “Porgy and Bess”, no Teatro Garcia de Resende.

Gravou CD’s em 1996 e 2005; e o CD “Solitânia” com a Ronda dos Quatro Caminhos assim como CD para a coletânea “Os melhores Coros da Região”; gravou programas para a Antena 2 (Rádio Clássica) em 2007 e 2008 e para a RTP em 1999, 2000 com a Orquestra Metropolitana e em 2007 e 2008 para o programa Acontece.

Nas deslocações internacionais destacam-se a participação na “Europália 91”, na Bélgica; na Oficina “Escola de Música da Sé de Évora”, em Kosice, Eslováquia, em 1999; no XVI Festival Internacional “Encontro com a Polifonia” em Giarre, Sicília, Itália, em 2001; na Dinamarca, em 2002, em intercâmbio com o Coro de Roskilde, integrado na Rede MECINE e no 22º Festival de Coros de Preveza e 10º Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia (2004) tendo ficado classificado em 3º lugar obtendo a medalha de bronze. Em 2018 deu um Concerto na Catedral de Chartres (França).Em 2019 obteve três prémios no Festival e Concurso de Coros em Florença (Itália). Foi dirigido desde o início e até 1991 por Adelino Santos; de 1991 até 1997 pelo Maestro Francisco d’Orey; de 1997 até maio de 2013 pelo Maestro Pedro Teixeira; desde 2013 até ao final de outubro de 2021 pelo Maestro Eduardo Martins e desde novembro de 2021 é dirigido pelo Maestro Emanuel Vieira.

Emanuel Vieira é licenciado em Formação Musical e Direção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa onde frequenta o Mestrado em Direção Coral. Participou em 2020 e em 2021 na Lisbon Conducting Masterclass – Panóplia Contemporânea (Nova Era Vocal Ensemble)

Obteve uma Menção Honrosa no X Concurso Nacional de Canto – Conservatório de Música e Artes do Centro; Integrou os seguintes Coros: Coro Schola Cantorum, Coro de Câmara do Conservatório de Música e Artes do Centro e Nova Era Vocal Ensemble.

É professor de Coro e Formação Musical no Colégio Moderno. Dirige o Coro Polifónico “Eborae Mvsica” desde novembro de 2021.

É necessário efetuar reserva através do email eboraemusica@gmail.com.

É solicitada a contribuição de 5,00€ (entrada para 5 concertos – 20,00€)

É obrigatório o uso de máscara.

A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2 e Rádio Diana.