Contacte-nos: (+351) 266 746 750

XX Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora” | Officium Ensemble (19 março , 18h00)

XX Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora” | Officium Ensemble (19 março , 18h00)

8 Março, 2022

A Associação Eborae Mvsica promove o XX Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora” nos dias 12 e 19 de março de 2022, pelas 18h00 no Convento dos Remédios, na avenida de São Sebastião, em Évora.

O Ciclo inicia-se dia 12 de março, às 18h00 , no Convento dos Remédios, com o Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, dirigido por Emanuel Vieira; prossegue no dia 19 de março com o Officium Ensemble, dirigido por Pedro Teixeira.

Programa de dia 19 Requiem æternam: Manuel Cardoso Uma missa de requiem na renascença ibérica :Missa pro defunctis a 6- Manuel Cardoso (1566-1650) Introitus ,Kyrie  Gradual;  Commissa mea Filipe de Magalhães (1571-1652);Missa pro defunctis – Manuel Cardoso- Offertorium,  Sanctus, Agnus Dei,  Communio: Lux æterna ;Versa est in luctum a 6 Alonso Lobo (1555- 1617), Responsorium: Memento Mei Duarte Lobo (1565-1646),Circumdederunt me dolores mortis Aires Fernandez (?-c.1600); Sitivit anima mea Manuel Cardoso ;Heu Domine – Estêvão de Brito (1575-1641)

Officium Ensemble – Officium Ensemble tem-se estabelecido como um dos mais proeminentes grupos vocais portugueses dedicados à música antiga. A pureza do som que lhe é característico advém do trabalho de fusão, emissão e equilíbrio que o grupo tem desenvolvido desde a sua criação, sob a direção de Pedro Teixeira. Aliados a esta característica, o empenho e expressividade dos cantores do ensemble têm levado Officium Ensemble a ser aclamado pelas suas performances marcantes e consistentes. O repertório que domina estende-se por todo o período do Renascimento, início do Barroco e música contemporânea, dedicando-se com especial enfoque à música antiga portuguesa. O ensemble tem atuado em inúmeros locais e festivais de música antiga, desde as Jornadas Internacionais Escola de Música da Sé de Évora e Festival Música em São Roque, passando pelos festivais Terras sem Sombra, Dias da Música (CCB), Festival de Órgão de Lisboa, Festival Internacional de Música de Marvão e Cistermúsica (Alcobaça). Desde há alguns anos, Officium Ensemble tem sido presença regular em importantes festivais internacionais de música antiga, tais como o Festival AMUZ Laus Polyphoniae, em Antuérpia, e o Festival de Música Antiga de Utrecht – Oude Muziek.

Pedro Teixeira– Nascido em Lisboa, Pedro é Mestre em Direcção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa, e é conhecido no mundo coral pelas suas atuações perspicazes e sensíveis, tendo-se especializado em construir e manter o som nuclear, a pureza de emissão vocal e musicalidade dos coros com que trabalha. Dirige desde 2000 o Officium Ensemble e desde 2001 o Coro Ricercare. De 2011 a 2014 manteve uma colaboração com a Fundação Gulbenkian como maestro preparador, tendo mais tarde dirigido vários concertos do Coro Gulbenkian como maestro convidado, entre 2018 e 2021. É regulamente convidado como júri em concursos internacionais de coros, tais como o Festival Coral de Verão de Lisboa, Gran Premio de Canto Coral em Espanha, Winter Choral Festival de Hong-Kong, e Singapore International Choral Festival. Como maestro do Officium Ensemble, tem dirigido por várias vezes nos festivais de música antiga de Utrecht Oude Muziek e Laus Polyphoniæ, em Antuérpia. 

É conveniente efetuar reserva através do email eboraemusica@gmail.com.

É solicitada a contribuição de 5,00€; É obrigatório o uso de máscara. A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2 e Rádio Diana.