A Associação Eborae Mvsica promove o XX Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora” nos dias 12 e 19 de março de 2022, pelas 18h00 no Convento dos Remédios, na avenida de São Sebastião, em Évora.
A Polifonia da Escola de Música da Sé de Évora, séculos XVI , XVII e XVIII como se sabe, é constituída por peças que eram interpretadas nas missas como parte integrante do ritual religioso. De acordo com o calendário religioso a Quaresma assume-se como o período relevante onde esta temática tornava necessário a existência de um vasto conjunto de peças musicais para as cerimónias. Daí que exista um vasto reportório dedicado à Quaresma, com grande qualidade, que justifica e fundamenta este Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora”.
O Ciclo inicia-se dia 12 de março, às 18h00 , no Convento dos Remédios, com o Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, dirigido por Emanuel Vieira; prossegue no dia 19 de março com o Officium Ensemble, dirigido por Pedro Teixeira.
Programa de dia 12 – Respice Finem – De profundis – Estevão Lopes Morago ; Versa Est in luctum – Estevão Lopes Morago; Oculi Mei – Estevão Lopes Morago ; Asperges me – Duarte Lobo; Pater Peccavi – Duarte Lobo; Sitivit anima mea – Manuel Cardoso – Aquam ego Dabo – Manuel Cardoso; Lamentações Quinta Feira Santa – Diogo Dias Melgaz ; Stabat Mater – Estevão de Brito ; Salve Regina Diogo Dias Melgaz
Coro Polifónico “Eborae Mvsica” – Fez a sua primeira apresentação pública em setembro de 1987, incluído no acontecimento cultural “Os Povos e as Artes” o Coro Polifónico da Associação Musical de Évora – EBORAE MVSICA. Interpreta predominantemente a polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII) mas também outras obras de diferentes épocas, como exemplo, a Oratória “Jephte”, de Carissimi, a “Missa da Coroação”, de Mozart, o “Gloria”, de Vivaldi, a Missa em Dó Maior, de Mozart, para Coro e Órgão, Missa em Sol M de Carlos Seixas), Missa em RéM op.86 de A.Dvorák. Nas deslocações internacionais destaca-se A Kosice, Eslováquia, a convite do Coro da Universidade Técnica de Kosice; no XVI Festival: Internacional “Encontro com a Polifonia” em Giarre, Sicília, Itália em 2001, na Dinamarca, em 2002, com o Coro de Roskilde, integrado na Rede MECINE e no 22ºFestival de Coros de Preveza e 10º Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia (2004) tendo obtido a medalha de bronze e mais recentemente, em 2019 a participação no Festival de Coros de Florença (Itália) onde obteve três prémios.
Emanuel Vieira – Emanuel Vieira – É licenciado em Formação Musical e Direção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa onde frequenta o Mestrado em Direção Coral. Participou em 2020 e em 2021 na Lisbon Conducting Marterclass – Panóplia Contemporânea (Nova Era Vocal Ensemble). Obteve uma Menção Honrosa no X Concurso Nacional de Canto –Conservatório de Música e Artes do Centro; Integrou os seguintes Coros: Coro Schola Cantorum, Coro de Câmara do Conservatório de Música e Artes do Centro e Nova Era Vocal Ensemble. É professor de Coro e Formação Musical no Colégio Moderno. Dirige o Coro Polifónico “Eborae Mvsica” desde novembro de 2021.
É necessário efetuar reserva através do email eboraemusica@gmail.com.
É solicitada a contribuição de 5,00€; É obrigatório o uso de máscara. A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2 e Rádio Diana.