A Associação Eborae Mvsica, entidade financiada pelo Ministério da Cultura -DGArtes, realiza, em julho, o XXV Ciclo de Concertos “Música e outras Artes nos Claustros” uma atividade marcada pela originalidade dado que o seu objetivo é articular a música com diferentes formas de expressão artística, com qualidade artística e relevância cultural.
O Ciclo prossegue no dia 6 de julho, ás 21h30 com o Quarteto de Cordas de Matosinhos formado por Vitor Vieira -Violino I, Juan Maggiorani – violino II, Jorge Alves- viola e Marco Pereira – violoncelo.
Programa – Franz Schubert, Quarteto de Cordas nº 14 em ré menor, “A Morte e a Donzela” -I Allegro, d-Moll, II. Andante con moto, III. Scherzo Allegro molto,IV. Presto; Dmitri Shostakovich, Quarteto de Cordas nº 8 em dó menor, op.110:I. Largo, II. Allegro molto,III. Allegretto,IV. Largo,V. Largo.
Quarteto de Cordas de Matosinhos – Aclamado como um caso singular de excelência no panorama musical português (Diana Ferreira, Público, 2010), o Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) foi criado pela Câmara Municipal de Matosinhos através de um concurso público. Desde 2008 é residente desta cidade, onde desenvolve uma temporada regular de concertos. O QCM foi escolhido como uma das ECHO Rising Stars (2014/2015), por nomeação da Casa da Música e da Fundação Gulbenkian, realizando uma tournée de 16 concertos em algumas das mais importantes salas de concerto europeias, como o Barbican em Londres, o Concertgebouw em Amesterdão, o Musikverein em Viena, as Philharmonies de Hamburgo e Colónia e a Konzerthaus de Dortmund. Apresenta-se também regularmente nas maiores salas de concerto portuguesas, como a Casa da Música, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Centro Cultural de Belém, e colabora com alguns dos mais destacados músicos portugueses, tais como Pedro Burmester, António Rosado, Miguel Borges Coelho, António Saiote, Paulo Gaio Lima e Pedro Carneiro.
Próximos Concertos: No dia 12 às 21h30 – terá lugar um concerto pelo Sexteto de Trompetes de Lisboa, no dia 13 terá lugar um recital de violino e guitarra, e no dia 14 um concerto de Canto, Piano e Videomapper.
A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, Capital Europeia da Cultura 2027, e apoio de: Cendrev, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa, Registo