Contacte-nos: (+351) 266 746 750

Jovens Participaram no Prémio José Alegria | Os Vencedores mostraram o seu talento apresentando-se em Concerto no Teatro Garcia de Resende

Jovens Participaram no Prémio José Alegria | Os Vencedores mostraram o seu talento apresentando-se em Concerto no Teatro Garcia de Resende

3 Agosto, 2023

Decorreu a 8ª edição do Prémio José Augusto Alegria nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2023. Este ano as modalidades foram Canto e Flauta Transversal.

O Concurso tem como referência e patrono o Cónego Dr. José Augusto Alegria, que nos legou uma importante Obra Musical centrada no estudo e investigação das várias vertentes da “Escola de Música da Sé de Évora”, séculos XVI e XVII. Os objectivos são o estímulo ao estudo da Música e à elevação dos níveis de desempenho, o desenvolvimento do gosto pela Música, a promoção de intercâmbio de aprendizagens e homenagear e dar a conhecer o patrono do prémio, Cónego José Augusto Alegria.

O Júri do Concurso foi presidido por Benoît Gibson e teve como vogais Liliana Bizineche e Sandra Medeiros na modalidade de Canto, Monika Streitová e António Rosado na modalidade de Flauta Transversal. O Pianista acompanhador foi Yan Mikirtumov.

Nos dias 29 e 30 de julho houve provas abertas ao público no Convento dos Remédios: dia 29 de julho às 15h00 Semi-Final de Canto e às 18h00 Final de Flauta Transversal (escalão 1), no dia 30 de julho às 11h30 – Final de Flauta Transversal (escalão 3) e Final de Canto às 15h00.

Os vencedores do concurso apresentaram-se no Concerto de Laureados, no dia 30 de julho, domingo, às 21h00, no Teatro Garcia Resende, momento também de homenagem a José Augusto Alegria, com uma prestação de grande qualidade e agrado do público.

Os Laureados foram: Flauta Transversal – 3º Escalão: 3º Prémio – Beatriz Alves Oliveira, 2º Prémio – Romana Hozlárová e 1º Prémio – César Filipe Borba Cardoso; Flauta Transversal – 1º Escalão: 2º Prémio – Mariana Sofia Cabral Santos, 1º Prémio ex aequo – Leonor Matilde da Rocha Colaço e 1º Prémio ex aequo – Marta Díaz García; Canto: Menção Honrosa – Laura Ferreira Pimenta, Prémio Melhor Interpretação de Canção Portuguesa – Dinis André Cordeiro Rodrigues, 3º Prémio – Margarida Antunes Dias Alfaiate Simões, 2º Prémio – Maria Raquel Fernandes Mendes e 1º Prémio – Paulina Macedo Ferreira de Sá Machado;

Os dois primeiros Prémios foram atribuídos pela Câmara Municipal de Évora.

Esta iniciativa foi realizada em parceria com a Câmara Municipal de Évora, CEDREV, Universidade de Évora, Ministério da Cultura (Direcção Geral das Artes) e vários apoios entre os quais o Cabido da Sé de Évora, a DGESTE (DSRA), Jalmúsica, Diário do Sul, A Defesa, Antena 2, O Registo e Rádio Diana.