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Concerto de Encerramento – XXIII JORNADAS INTERNACIONAIS “ ESCOLA DE MÚSICA DA SÉ DE ÉVORA – MANUEL CARDOSO UM LUSITANO DE FRONTEIRA”

Concerto de Encerramento – XXIII JORNADAS INTERNACIONAIS “ ESCOLA DE MÚSICA DA SÉ DE ÉVORA – MANUEL CARDOSO UM LUSITANO DE FRONTEIRA”

4 Outubro, 2021

A Associação Eborae Mvsica promove nos dias 2,3,4 e 5 de outubro as  XXIII Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora – Manuel Cardoso um lusitano de Fronteiraque decorrem noConvento dos Remédios e na Sé de Évora, e também em Fronteira. A Direção Artística das Jornadas é de Pedro Teixeira.

 No dia 5 de outubro pelas 17h00 realiza-se , na Sé de Évora o Concerto de Encerramento das Jornadas que se inicia com uma intervenção pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica” , sob a direção de Eduardo Martins.

Programa – Introitus – Missa pro Defunctis – Duarte Lobo; – Versa est – Estevão Lopes-Morago; –Domine, hominem non habeo – Diogo Melgaz; Ego sum ressurectio – Diogo Melgaz; Agnus Dei – Missa pro Defunctis – Duarte Lobo; Sitivit anima mea – Manuel Cardoso

Coro Polifónico “Eborae Mvsica” – Fez a sua primeira apresentação pública em setembro de 1987, incluído no acontecimento cultural “Os Povos e as Artes”. Interpreta predominantemente a polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII) mas também outras obras de diferentes épocas, como exemplo, a Oratória “Jephte”, de Carissimi, a “Missa da Coroação”, de Mozart, o “Gloria”, de Vivaldi, a Missa em Dó Maior, de Mozart, para Coro e Órgão, Missa em Sol M de Carlos Seixas), Missa em RéM op.86 de A.Dvorák. Nas deslocações internacionais destacam-se: A Kosice, Eslováquia, a convite do Coro da Universidade Técnica de Kosice; no XVI Festival: Internacional “Encontro com a Polifonia” em Giarre, Sicília, Itália em 2001, na Dinamarca, em 2002, com o Coro de Roskilde, integrado na Rede MECINE, no 22ºFestival de Coros de Preveza e 10º Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia (2004) tendo obtido a medalha de bronze e mais recentemente, em 2019 a participação no Festival de Coros de Florença (Itália) onde obteve três prémios.

Eduardo Martins – Natural do distrito de Aveiro, completou o curso de piano no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro. Licenciado com bolsa de mérito em Formação Musical e Direção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), é neste momento Mestre em Direção Coral pela mesma escola; trabalhou com os professores Paulo Lourenço, Vasco Azevedo e Alberto Roque. Dirigiu vários coros entre os quais o Coral de Letras da Universidade de Coimbra e o Grupo Coral Laudamus – Ovar, o Coro Sacro e Coro de Câmara da ESML. Atualmente dirige o Coro Polifónico “Eborae Mvsica” – Évora, o Grupo Coral ViVaVoz – Oeiras, Coro da Universidade de Lisboa e pontualmente o Coro Tejo – Lisboa. Participa regularmente como cantor ou pianista em vários projetos musicais, entre os quais o Officium Ensemble ou como cantor nos projetos do mpmp (movimento patrimonial pela música portuguesa). Leciona ainda aulas de Formação Musical e Coro no ensino especializado da Música – Escola de Música Nossa Senhora do Cabo – Linda-a-Velha e no Instituto Gregoriano em Lisboa.

O Coro dos Participantes nestas Jornadas, dirigido por Owen Rees, Paulo Lourenço e Pedro Teixeira, interpretará as obras trabalhadas durante os quatro dias, de entre as seguintes:

Manuel Cardoso: Nos autem gloriari; Vidi aquam [Liber primus missarum] Filipe de Magalhães: Asperges me,  Missa vere Dominus est,; Magnificat quartus tonus “Et exsultavit”, Memento mei [Magalhães?],

Owen Rees – é não só um executante mas também um académico cuja mestria dá, constantemente, corpo às suas execuções. Ao longo de todo o seu trabalho como diretor coral, Owen Rees trouxe para as salas de concerto e para os estúdios de gravação vastos repertórios de magnífica música do Barroco e da Renascença, incluindo obras anteriormente desconhecidas, ou pouco conhecidas, de Espanha e de Portugal. As suas interpretações destes repertórios foram aclamadas como “exemplos raros de academismo e arte musical que se combinam e resultam em execuções que impressionam e cativam, imediatamente, o ouvinte”. Owen Rees foi descrito como “uma das vozes mais enérgicas e persuasivas” nesta área. Foi diretor em festivais por todo o mundo e ocupa-se cada vez mais como diretor de workshops sobre interpretação de polifonia da Renascença. Foram feitas emissões suas na BBC, Radio 3 e 4 e na rádio Portuguesa, Espanhola e Norueguesa.

Paulo Lourenço – Doutorado em Direcção Coral pela Universidade de Cincinnati. Atualmente exerce funções de Professor Adjunto na Escola Superior de Música de Lisboa onde é coordenador do Mestrado em Direcção Coral.

É maestro assistente do Coro Gulbenkian. É frequentemente convidado por universidades e outras instituições de ensino americanas, asiáticas e portuguesas para ministrar Master Classes e palestras onde tem divulgado a música e os compositores Portugueses. Apresentou-se, quer como maestro, convidado ou dirigindo os seus próprios agrupamentos em vários países da Europa, América e Ásia.

Sugestões de Alojamento

Pedro Teixeira – Obteve o grau de mestrado em Direção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalhou com o Maestro Vasco Pearce de Azevedo e Paulo Lourenço. Foi professor na Escola Superior de Educação de Lisboa. Foi elemento do Coro Gregoriano de Lisboa, no qual foi solista. Foi ainda cantor no Coro Gulbenkian, onde desempenhou as funções de maestro assistente convidado. Dirige o Coro Ricercare, onde trabalhou com Paulo Lourenço como maestro adjunto, passando a maestro titular em 2002; é diretor artístico do Officium Ensemble; é diretor artístico das «Jornadas Internacionais Escola de Música da Sé de Évora», organização de Eboræ Musica – Associação Musical de Évora, que conta já com vinte e duas edições anuais. Recebe em 2002 o prémio “The most promising conductor of Tonen 2002” na Holanda. No plano internacional, dirige desde 2011 em Barcelona, em conjunto com Peter Philips, Ivan Moody e Jordi Abelló, o workshop «Victoria400», atelier de canto coral dedicado à música renascentista e contemporânea espanhola, portuguesa e ortodoxa. Foi, de 2012 a 2018, maestro titular do Coro de la Comunidad de Madrid.

Este concerto é de entrada livre; é obrigatório o uso de máscara. Estas atividades são financiadas pelo Ministério da Cultura- Direção Geral das Artes e Direção Regional de Cultura do Alentejo e têm co produção da Câmara Municipal de Évora com o apoio da Câmara Municipal de Fronteira, do Cabido da Sé de Évora, da Paróquia de Fronteira, da Fundação Casa de Bragança, Fundação Eugénio de Almeida, Universidade de Évora, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e Jornal Registo.