Contacte-nos: (+351) 266 746 750

Capella Sanctae Crucis – XIX Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora”

Capella Sanctae Crucis – XIX Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora”

27 Setembro, 2021

A Associação Eborae Mvsica está a promover em Setembro, devido ao adiamento por causa da pandemia, o XIX Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora” que termina no dia 1 de outubro pelas 18h30 com um Concerto por  Capella Sanctae Crucis (vozes e instrumentos), sob a direção de Tiago Simas Freire, na Sé de Évora.

Programa:AD TENEBRÆ ~ FERIA QUINTA IN CAENA DOMINI  – Manuel Cardoso e Pedro de Cristo: Lamentações, responsórios e salmos para o Ofício das Trevas de Quinta-feira Santa : Ad Matutinum – Antífona I Zelus Domus tuae  cantochão, Salmo 68 Salvum me fac, Deus a5 Anónimo , Antífona I Concertado a3  Theotónio da Cruz (♰1653) ,Antífona II Avertantur retrorsum  cantochão , Salmo 69 Deus in adjutorium meum intende a5 Anónimo, Antífona II Concertado a3  Theotónio da Cruz , Antífona III Deus meus  cantochão ,Salmo 70 In te, Domine, speravi a5 Anónimo ,Antífona III Concertado a3  Theotónio da Cruz ,Lição I Incipit lamentatio a4 Anónimo S.C. (c.1575) ,Responsório I In monte oliveti dixit a4 Pedro de Cristo (c.1550 – 1618) ,Lição II Vau. Et egressus a6 Manuel Cardoso (1566 – 1650) ,Responsório II Tristis est anima mea a8 Pedro de Cristo , Lição III Jod. Manum suam a4 Manuel Cardoso ,Responsório III Ecce vidimus a4 Manuel Cardoso;  Ad Laudes: Antifona Justificeris Domine  cantochão, Salmo 50 Miserere mei Deus a4 Manuel Cardoso, Antifona Concertado a3  Theotónio da Cruz, Hino Benedictus Dominus Deus Israel a4 Anónimo S.C. (anterior a 1578), Gradual Christus factus est a4 Estevão Lopes Morago (c.1575 – depois 1630), Antifona Justificeris Domine, Salmo 50 Miserere mei Deus a4 Manuel Cardoso , Antifona Justificeris Domine  , Strepitus   

A Capella Sanctæ Crucis é um laboratório profissional de estudo e interpretação de polifonia portuguesa criado por Tiago Simas Freire em 2012. É um trabalho que estabelece pontes entre a investigação científica e a busca de um resultado sonoro que reanime o valor do património musical português que permanece pouco conhecido. O trabalho da Capella SC amadurece graças a várias residências artísticas, no Centro Cultural dq Abadia de Ambronay, na Cité de la Voix de Vézelay, na Fundação Royaumont, no Centro Cultural Voce em Pigna e na Universidade de Coimbra. Desde a sua criação a Capella SC apresentou-se em concerto em vários Festivais de Música Antiga e Barroca de vários países. Entretanto a Capella SC tem dois novos projectos discográficos – “Requiem de Coimbra” (2017) e “Viva Agostino” (2021) – que farão parte de uma nova colecção discográfica “Mundos e Fundos”. “Ad Tenebrae” é o próximo projecto na lista de gravação…

Tiago Simas Freire – é doutorado em Música e Musicologia (Universidade de Coimbra e Universidade de Lyon) e Mestre em Corneta histórica e Flauta de bisel (CNSMDLyon) e em Arquitectura (ISTUL). O seu projecto de doutoramento recebeu o “Prix d’Excellence Doctorat 2018” da Fundação da Universidade Jean-Monnet. Em 2012 e 2015 foi premiado com uma bolsa ADAMI, e em 2017 com uma bolsa Mécénat Musical Société Génerale. Nos seus estudos, passou pelos departamentos de Música Antiga da ESMAE (Porto), ESMUC (Barcelona), CNSMD (Lyon) e Schola Cantorum Basiliensis (Basileia) tendo estudado flauta de bisel com Pedro Sousa Silva, Pedro Memelsdorff e Pierre Hamon, e corneta histórica com William Dongois, Jean Tubéry e Frithjof Smith. Apresenta-se regularmente em concerto com diversos agrupamentos tendo gravado para as editoras Harmonia Mundi, Ricercar, SWR2, Psalmus. Ensina “História da ornamentação” e “Metodologia científica” no Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon desde 2018, é assistente de investigação na Haute Ecole de Musique de Genebra, é investigador no CECH-UC (projecto Mundos e Fundos) e lecciona cursos de corneta histórica nas Escolas Superiores de Música de Lisboa e Porto.

Deve ser efetuada reserva através do email eboraemusica@gmail.com. É solicitada a contribuição de 5,00€; É obrigatório o uso de máscara. A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Cabido da Sé de Évora, Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2 e Rádio Diana.