A Associação Eborae Mvsica realiza, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, em Novembro e Dezembro, o XVII Ciclo de Concertos “Música no Inverno” uma atividade destinada a enriquecer a oferta cultural da cidade nos meses de inverno.
O ciclo prossegue no dia 20 de novembro, às 18h00 com um Concerto pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, sob a direção de Nicolay Lalov, e tendo como solistas Rui Cristão – violino e Ana Elisa Ribeiro – violino, Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
Programa: A. Piazzolla Chador, J. Gabe -Jalousie,C. Gardel Mi Buenos Aires Querido,A. Piazzolla–Ave Maria, A. Piazzolla-Verão e Inverno das “Estações Porteñas” para orquestra de cordas, K. Jenkins-Tango do Quarteto para Cordas N.º 2, A. Piazzolla-Libertango
Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), fundada em 2000, é uma formação apoiada pelas Câmaras Municipais de Cascais e de Oeiras e pela Direcção Geral das Artes. Considerada, uma das melhores formações deste género em Portugal, a OCCO é atualmente um elemento fundamental da vida cultural dos Concelhos de Oeiras e de Cascais. A uma temporada intensa dividida entre concertos sinfónicos, recitais de música de câmara e animações juntam-se atuações em quase todas as regiões de Portugal e várias apresentações no estrangeiro. A OCCO tem protocolos de colaboração com dois dos mais destacados concursos nacionais: Prémio Jovens Músicos RDP e Concurso de Interpretação do Estoril. No seu repertório a OCCO dá particular ênfase à divulgação dos trabalhos dos compositores nacionais e obras de compositores estrangeiros em estreias absolutas em Portugal. A OCCO atuou em todos os festivais nacionais. A nível internacional destacam-se a sua apresentação durante Assembleia Geral dos Festivais Europeus, no Estoril, nos Festivais na Bulgária, Espanha, Itália e, recentemente, na Alemanha na famosa sala Tonhalle de Düsseldorf. Entre muitos solistas e maestros que atuaram com a OCCO destacamos Lídia Mordkovitch, Alberto Lysy, Paul Badura-Skoda, Sequeira Costa, Stoika Milanova, Darco Brlek, Pedro Leon, Márcio Carneiro, Plamena Mangova e maestros Ricardo Averbach (EUA), Bernardo Adam Ferrero (Espanha), Sandor Gyudi (Hungria), Stefan Fraas (Alemanha) e Jesus Medina (México).
Em 2012, a Câmara Municipal de Cascais atribuiu à OCCO a Medalha de Mérito Cultural pelo seu contributo à cultura e à arte. Em 2019 foi-lhe concedido o Alto Patrocínio pela parte da Presidência da República Portuguesa. A OCCO foi criada e é, atualmente, dirigida pelo Maestro Nikolay Lalov.
O ciclo prossegue, sempre às 18h00, dia 21 Recital de Piano a 4 Mãos com Duarte Pereira Martins e Philippe Marques do MPMP, dia 27 Recital de Piano por Pedro Burmester, dia 1 de dezembro Coro Ricercare, direção de Pedro Teixeira durante o qual será apresentada a obra vencedora da edição deste ano do Concurso de Composição “2ª Escola de Évora|Eborae Mvsica” e entregue o prémio ao vencedor; Dia 4 – Trio Piazzolla Lisboa: António Carrilho – Flautas, Catherine Strynckx – Violoncelo e Helena Vasques – Piano; dia 5 Quinteto de Cordas constituído por: Susana Nogueira e Luís Rufo – Violinos, Bruno Correia – Viola d’Arco, Samuel Santos – Violoncelo, Hugo Monteiro – Contrabaixo e terminará no dia 12 com o Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, dirigido pelo Maestro Emanuel Vieira.
É aconselhável a reserva prévia de bilhetes através de eboraemusica@gmail.com
É obrigatório o uso de máscara A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2, MPMP e Rádio Diana.